Cores e estampas na sala de jantar

A sala de jantar é um espaço de convívio que necessita de uma decoração apropriada para recepcionar as pessoas. Para conseguir os resultados esperados,…

Por Isabella Moretti em 21/12/2011

Papel de parede estampado na sala de jantar

A sala de jantar é um espaço de convívio que necessita de uma decoração apropriada para recepcionar as pessoas. Para conseguir os resultados esperados, procure desenvolver um projeto que reconheça a delimitação do espaço e favoreça tanto o equilíbrio das cores como das estampas.

Em algumas casas e apartamentos a sala de jantar tem sido deixada de lado, mas quem mantém o cômodo em atividade pode caprichar na decoração. O primeiro passo é pensar na questão dos móveis, que precisam se adequar ao tamanho do cômodo principalmente no que diz respeito à proporção. Definida a mobília, é chegado o momento de trabalhar com várias cores e estampas sem perder a harmonia.

As cores na sala de jantar

Estudos já comprovaram que as cores exercem influência no comportamento das pessoas, então vale explorar de este aspecto de forma favorável na decoração. Por exemplo, se a intenção é deixar os convidados bem ativos e energizados, a melhor opção é investir nas cores quentes. Para reforçar a tranquilidade no ambiente e deixá-lo mais sereno, a melhor aposta é o trabalho com os tons frios.

O vermelho na sala de jantar estimula a sensação de fome

Quando as cores são usadas em determinados ambientes, elas se responsabilizam por reações, como é o caso do emprego do vermelho na sala de jantar que estimula o apetite. Lembre-se de que as composições precisam ser afinadas com a proposta do cômodo, predominando desta forma o contraste das cores usadas.

Estampas na sala de jantar

Algumas pessoas sentem medo de trabalhar com estampas na decoração da sala de jantar. Este tipo de reação acontece devido à dificuldade de combinar os motivos ou mesmo criar um ambiente cansativo para recepcionar as visitas. Quem deseja investir em móveis estampados ou mesmo papel de parede precisa tomar cuidado para não sobrecarregar o cômodo e interferir no conforto.

As cadeiras estofadas e estampadas podem ser uma boa aposta para decorar a sala de jantar. Neste caso, aposte em um mesmo padrão de estampa entre as peças e defenda as cores principais do cômodo. Outra forma de invocar estampas na sala de jantar é trabalhando com o revestimento: um papel de parede rebuscado pede um conjunto de móveis mais simples e neutros.

As estampas e cores das cadeiras combinam com os acessórios pendentes.

A decoração pendente da sala de jantar também se apresenta como uma forma de inserir estampas no cômodo. Apesar de não ser comum, os lustres estampados ajudam a trabalhar com ilustrações e cores, harmonizando uma determinada padronagem.

Aproveite as dicas e inove a decoração com o uso de cores e estampas.

 

Top