Cores de móveis: como escolher

Os móveis são essenciais para a residência. Além de contribuírem com a decoração de um espaço, eles também agregam funcionalidades. Cada cômodo combina com…

Os móveis são essenciais para a residência. Além de contribuírem com a decoração de um espaço, eles também agregam funcionalidades. Cada cômodo combina com um conjunto de itens mobiliários e cabe ao morador saber como selecionar as peças em meio a tantas opções no mercado.

As cores dos móveis influenciam nas sensações dos moradores. (Foto:Divulgação)

Móveis: os protagonistas da decoração

Diferentes funções estão ligadas aos móveis que decoram a casa. Eles melhoram a organização, invocam um estilo pessoal e facilitam a rotina em todos os aspectos. As peças que compõem a mobília também são responsáveis por inserir mais conforto e praticidade no lar.

Na hora de escolher os móveis para cada ambiente residencial, o morador deve levar em conta as combinações. As peças utilizadas devem estabelecer um diálogo com relação às cores, às formas, aos tamanhos e aos acabamentos. Quando este equilíbrio não existe, a beleza da decoração pode ficar comprometida.

Saiba mais: Móveis para espaços pequenos: como escolher

Como escolher as cores dos móveis?

As cores não definem apenas o estilo de decoracao que predominam em um ambiente, elas também são responsáveis por transformar as sensações e instigar sentimentos. No mercado há móveis de diversas cores, porém as peças mais convencionais valorizam a cor da madeira ou os tons mais neutros.

Móveis de cores claras favorecem a sensação de amplitude. (Foto:Divulgação)

Os móveis de cores claras contribuem com o visual do ambiente, pois eles favorecem o descanso e invocam tranquilidade. Os tons clarinhos também combinam com o estilo contemporâneo e reconhecem a busca por relaxamento.

Quem investe em móveis claros na decoração também consegue proporcionar ao espaço a sensação de amplitude, ou seja, se o ambiente é muito pequeno, ele é beneficiado com a sensação de parecer maior. A cor mais poderosa para ampliar os cômodos é o branco, mas os móveis marfim também contribuem com esta sensação.

Leia Também:  Passo a passo para fazer uma chapinha perfeita

Os móveis de cores escuras, como o tabaco, o cinza, o preto e o mogno, são responsáveis por deixar o ambiente com um visual mais sofisticado. As peças normalmente são fáceis de combinar, por isso elas podem ser harmonizar com os itens que apresentam tonalidades mais claras.

Móveis escuros são sofisticados. (Foto:Divulgação)

Embora sejam peças elegantes e charmosas, os móveis escuros podem acabar deixando o ambiente sombrio e pouco iluminado, por isso é importante tomar muito cuidado com o excesso e prezar sempre pelo contaste com um tom mais claro.

Para que um ambiente da casa adquira alegria e um ar mais despojado, vale a pena apostar nos móveis com cores fortes e vibrantes. Há peças que são desenvolvidas com este detalhe diferenciado no design, já outras são reformadas e ganham uma nova cor, capaz de chamar atenção e se transformar em uma verdadeira obra de arte no ambiente.

Veja também: Móveis, como escolher

Top