Cores de almofada: como escolher

As almofadas são capazes de transformar a decoração. Quando bem escolhidas, elas conseguem deixar o ambiente mais detalhado, colorido e aconchegante. No entanto, para…

Por Isabella Moretti em 22/12/2012

As almofadas são capazes de transformar a decoração. Quando bem escolhidas, elas conseguem deixar o ambiente mais detalhado, colorido e aconchegante. No entanto, para obter o resultado esperado, é importante considerar alguns fatores na hora de escolher as almofadas.

As almofadas deixam a decoração com um toque especial. (Foto:Divulgação)

Dicas para escolher almofadas

Suaves, macias e confortáveis, as almofadas podem fazer parte de diferentes ambientes da casa. Normalmente elas são combinadas a algum tipo de acomodação, como sofá, poltrona, puff, cama e até mesmo rede de descanso. Em espaços mais modernos e originais, as almofadas chegam a ser usadas para decorar o chão com conforto e elegância.

Existem diferentes modelos de almofadas, que variam quanto ao tamanho, formato, cor, material e estampa. Na hora de incluir estas peças em um ambiente, é importante buscar uma harmonia com o restante da decoração, ou seja, com os móveis, têxteis e objetos decorativos.

Saiba mais: Decoração de ambientes com almofadas

Como escolher cores de almofadas?

Muitas pessoas acabam perdendo a oportunidade de deixar a decoração mais atraente porque não sabem trabalhar com as cores. Elas sentem medo de investir em tons mais vibrantes, por isso dificilmente fogem do óbvio na hora de escolher as almofadas.

As almofadas podem combinar com o sofá. (Foto:Divulgação)

A combinação de cores de almofadas normalmente depende das sensações que o morador deseja causar. O ajuste dos tons também costuma levar em conta o estilo da decoração e até mesmo as informações do clima.

Na temporada de inverno, quando o frio é mais intenso, os moradores podem aquecer a casa e torná-la mais aconchegante através de almofadas que valorizam cores quentes ou terrosas, como vermelho, laranja, amarelo, marrom e castanho. Já no verão, época marcada pelos dias de calor, é mais indicado trabalhar com almofadas de cores frias ou claras, como azul, branco, verde e roxo, pois elas aumentam a sensação de refrescância.

Ao optar por um conjunto de almofadas para a sala, o morador deve levar em consideração a cor do sofá e do tapete. Por exemplo, se as peças possuem um tom neutro, fica mais fácil brincar com as cores das almofadas. Por outro lado, se o efeito colorido e estampado já está presente no sofá e no tapete, é recomendado escolher os modelos de almofadas com mais cuidado.

Veja também: Como Escolher Almofadas para Sofá

Almofadas de cores frias ajudam a refrescar a casa nos dias de calor. (Foto:Divulgação)

Para valorizar uma decoração contemporânea ou clássica, vale apostar em almofadas com cores sóbrias, como bege, cinza ou outro tom mais quente, como o vinho. Se a proposta é romântica, então as peças com tons pastel representam uma boa alternativa para decorar.

Top