Cores cítricas na moda: como usar

Os desfiles do São Paulo Fashion Week e do Fashion Rio sempre trazem um pouco do que será tendência, e como já havia sido…

Por Editorial MDT em 19/02/2012

Cores citricas ganham as passarelas do Brasil.

Os desfiles do São Paulo Fashion Week e do Fashion Rio sempre trazem um pouco do que será tendência, e como já havia sido mostrado nas coleções de diversos estilistas, a moda para o verão 2012 pede muitas cores, principalmente as cítricas, que chegaram com tudo nesta estação.

As cores cítricas transmitem energias, sensações e o frescor típico do verão brasileiro e por isso devem ser usadas tanto em roupas como em calçados, biquínis, maiôs, saídas de praia, e acessórios em geral, até mesmo na maquiagem para o dia e noite.

Maquiagem com cores cítricas.

Um dos fortes desta estação está sendo os delineadores coloridos, que chegaram bem devagar e começaram a cair no gosto das mulheres. Eles estão presentes em vários tons como verde, azul, roxo, amarelo, laranja, pink, sempre feitos com traços bem marcados e firmes, principalmente no estilo gatinho, que dá uma leve puxada no canto esterno dos olhos. As sombras neon e 3D, também chegaram com tudo para este verão, principalmente nas makes esfumadas. Para os lábios, a grande tendência são os batons em tons de laranja, que combinam com qualquer tonalidade de pele. A grande dica na hora de usar uma maquiagem colorida é moderar, ou os olhos devem chamar a atenção com as cores cítricas ou a boca, tudo ao mesmo tempo fica over.

Nos dias mais quentes vale a pena apostar em roupas nas tonalidades de amarelo limão e de laranja, mas é necessário cuidado para não fazer muitas misturas extravagantes e ficar parecendo uma salada de frutas. As cores cítricas devem ser usadas principalmente para as mulheres que desejam compor produções mais ousadas e mais coloridas, quebrado um pouco dos looks monocromáticos.

Aplicação das cores citricas no dia-a-dia, em looks mais simples e glamourosos.

A ideia é usar estes tons na mesma regra do color blocking, usando cores fortes e chamativas, mas de maneira discreta, mesclando sempre com tons mais sóbrios como o preto, branco, tons terrosos e o nude que também está em alta nesta estação.

Para aquelas que desejam entrar na moda das cores cítricas mais de maneira mais sutil, sem grandes choques entre cores, a melhor opção é investir nos acessórios, calçados e pequenos detalhes que fazem toda a diferença no visual. As cores do verão ainda podem ser usadas em diversas ocasiões, tanto no dia-a-dia para ir ao mercado ou ao shopping, como em produções mais refinadas e looks para usar durante a noite.

O truque para não errar com as cores cítricas é sempre buscar o bom sendo na hora de fazer as combinações, para deixar a peça harmoniosa e sem extravagâncias.

Top