Conta de luz no verão: como economizar

A conta de luz é um dos itens que pode pesar no orçamento da família, e durante o verão os valores das cobranças podem…

A conta de luz é um dos itens que pode pesar no orçamento da família, e durante o verão os valores das cobranças podem vir além do esperado, devido a gastos com o trabalho extra de freezers, geladeiras e ar condicionado. Entretanto, essa época do ano oferece várias oportunidades que podem ser aproveitadas para diminuir os gastos. Confira algumas dicas de como economizar a conta de luz no verão.

Veja dicas de como economizar na conta de luz durante o verão. (Foto: divulgação)

Saiba como economizar nas despesas domésticas.

Ponderando o uso do ar-condicionado

O ar-condicionado é um grande consumidor de energia e seu uso no verão pode fazer a conta de luz subir consideravelmente. A dica para diminuir os gastos é manter a casa bem arejada, com as janelas e cortinas abertas, garantindo boa ventilação e dispensa do uso do ar-condicionado. Caso o aparelho seja essencial, é recomendado liga-lo apenas em situações de extrema necessidade, lembrando-se de manter fechadas todas as saídas de ar do ambiente.

Não deixar os aparelhos no stand by, desligando-os da tomada, é uma medida recomendada. (Foto: divulgação)

Aproveitando a luminosidade

Uma medida importantíssima para diminuir os gastos é utilizar a luminosidade natural da estação a favor da economia de energia, mantendo janelas e cortinas abertas, de forma a postergar o horário de ascender as lâmpadas em casa. Uma excelente dica da Eletrobras para quem pretende ler um livro ou estudar é utilizar a iluminação dirigida, os famosos spots de luz, que além de práticos, tornam o ambiente muito mais agradável.

Banho refrescante

Um dos grandes vilões da conta de luz é o chuveiro elétrico, que de acordo com a Eletrobrás, corresponde a 24% dos gastos de uma residência. Com a temperatura alta, o ideal é tomar banho com a chave do chuveiro na posição “verão”, além de evitar usá-lo entre as 18 e 21 horas. Essa medida simples pode representar uma economia do uso do chuveiro de até 30% em relação ao inverno.

O chuveiro é um dos grandes vilões da conta de energia. (Foto: divulgação)

Dicas para evitar o desperdício de energia

  • Evite deixar os freezers e geladeiras próximos a fontes de calor como fogões, além de mantê-los afastados por, no mínimo, 15 centímetros das paredes, evitando seu superaquecimento;
  • Não coloque tênis e roupas para secar atrás da geladeira, porque isso aumenta a taxa de consumo de energia;
  • Durante o banho, medidas simples, como fechar o chuveiro enquanto se ensaboa e lava os cabelos, pode significar uma economia considerável na conta de luz;
  • Espere juntar um monte de roupas e passe ferro todas de uma só vez, ao invés de desamassar as peças conforme as necessidades de uso;
  •  Ao cozinhar, retire todos os ingredientes de uma só vez da geladeira, evitando abri e fechar a porta do aparelho por diversas vezes;
  • Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que economizam 60% de energia;
  • Ao invés de deixar aparelhos como televisores, aparelhos de som e computador no stand by, desligue-os da tomada, pois no modo de espera os eletrodomésticos utilizam de 15 a 40% de energia.
Leia Também:  Leilões no RJ 2010 2011, Carros, Motos e Sucatas

Confira dicas de como economizar dinheiro para viajar.

Substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes diminui os gastos de energia. (Foto: divulgação)

No verão é possível utilizar de alguns artifícios para diminuir os gastos com a conta de luz, sem sofrer com nenhum tipo de desconforto. Para economizar na energia elétrica é só seguir as dicas.

Top