Consumo diário e moderado de cerveja faz bem para o coração

Um estudo realizado pelo instituto italiano Research Laboratories, da Fondazione di Ricerca e Cura Giovanni Paolo II, mostrou que o consumo moderado diário de…

Um estudo realizado pelo instituto italiano Research Laboratories, da Fondazione di Ricerca e Cura Giovanni Paolo II, mostrou que o consumo moderado diário de cerveja ajuda prevenir doenças no coração. Com isso, a bebida alcoólica derivada da cevada agora chega ao mesmo patamar do vinho: ambas fazem bem à saúde do coração, desde que não consumidas exageradamente. O levantamento foi publicado nesta terça-feira (15) pelo “European Journal of Epidemiology”.

Para realizar o estudo, a equipe utilizou uma técnica de abordagem estatística de meta-análise, fazendo uma abordagem de diferentes pesquisas para se chegar a um resultado global. Assim, foi possível analisar dados de 200 mil pessoas, relacionando hábitos de consumo alcoólico com doenças cardiovasculares.

A pesquisa trouxe o mesmo resultado do vinho: o consumo moderado (cerca de duas taças por dia para homens e uma para mulheres) faz bem à saúde do coração e diminui em até 31% os riscos de doenças no órgão. A novidade foi trazer pela primeira vez um benefício para cerveja: um copo de 500 ml por dia protege o coração.

“Na nossa pesquisa, nós consideramos o vinho e a cerveja separadamente: você primeiro observa uma redução no risco cardiovascular com o consumo baixo a moderado. Então, conforme há um aumento no consumo, é possível ver as vantagens desaparecerendo, até que o risco aumenta. Pudemos observar ainda que a curva de risco para as duas bebidas praticamente se sobrepõem”, afirma Simona Costanzo, responsável pelo estudo.

Os cientistas ainda não descobriram, porém, se os efeitos benéficos são em decorrência do álcool ou se são de alguma(s) substância(s) presente(s) nas bebidas.

Top