Consumir grãos integrais ajuda perder peso

Consumir grãos integrais ajuda perder peso, é o que mostra um estudo publicado no periódico American Journal of Clinical Nutrition, comprovando um dos grandes benefícios oferecidos por esses famosos alimentos saudáveis.

Consumir grãos integrais ajuda perder peso (Foto: Pixabay)

O estudo realizado por pesquisadores americanos revelou que o consumo de grãos integrais pode contribuir para o emagrecimento porque acelera o metabolismo e reduz a quantidade de calorias que são mantidas durante a digestão.

A pesquisa, que durou oito semanas, contou com a participação de 81 homens e mulheres, com idade entre 40 e 65 anos. Nas duas primeiras semanas, todos eles comeram o mesmo tipo de alimento, conforme as necessidades individuais de ingestão de calorias.

Consumir grãos integrais ajuda perder peso

Os cereais integrais são grandes aliados na luta contra a balança (Foto: Pixabay)

Depois desse período, os voluntários foram divididos em dois grupos. Um deles deveria consumir grãos como farinha de trigo integral e arroz integral, enquanto o outro tinha uma dieta à base de grãos refinados, entre os quais farinha branca e arroz branco.

Ambos os grupos tiveram dietas semelhantes em energia total, gordura total e quantidade de vegetais, frutas e proteínas, diferenciando-se apenas pela fonte de grãos. Além disso, os participantes foram orientados a seguir a mesma rotina de atividades físicas com a qual estavam acostumados.

Existem várias opções de grãos integrais (Foto: Pixabay)

Ao final, os pesquisadores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos compararam os efeitos dos grãos integrais e refinados em ambos os grupos, e chegaram à conclusão de que aqueles que ingeriram grãos integrais perderam cerca de 100 calorias a mais por dia do que quem consumiu a versão refinada.

A explicação para isso, conforme os cientistas, é que as fibras presentes nos grãos integrais causaram uma diminuição na quantidade de calorias absorvidas durante a digestão, perda equivalente a uma caminhada rápida de 30 minutos.

Outros benefícios dos grãos integrais

Eles trazem ainda vários outros benefícios (Foto: Pixabay)

Grãos integrais emagrecem, ajudam a fortalecer o sistema imunológico e aumentam a quantidade de bactérias boas no intestino, conforme revelaram ainda os pesquisadores americanos responsáveis pelo estudo.

E a lista de benefícios dos grãos integrais não para por aí. Eles também permitem controlar melhor o índice glicêmico e a sensibilidade à insulina, combatem a inflamação, reduzem o colesterol ruim, diminuem a ansiedade, aumentam a sensação de saciedade, fortalecem os ossos e combatem alguns tipos de câncer.

Os melhores grãos integrais para emagrecer são chia, aveia, cevada, centeio, trigo, quinua, linhaça, granola, amaranto em flocos e flocos de arroz.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados