Consumir alimentos fora da validade: perigos

O corre corre do dia a dia que os consumidores enfrentam faz que muitas vezes eles não prestem atenção no prazo de validade na hora da compra dos alimentos. Segundo a legislação brasileira, vender quaisquer tipos de produtos alterados ou fora do prazo de validade é crime e ainda pode causar danos a saúde. Saiba mais sobre o assunto e veja os perigos de consumir alimentos fora da validade.

A data de validade do produto é muito importante. (Foto: divulgação)

Vender produtos fora do prazo de validade é crime

O consumidor que perceber qualquer irregularidade pode exigir a troca do produto ou até mesmo a devolução dinheiro. Segundo especialistas em direito do consumidor, os compradores tem o direito de buscar restituição do valor pago, caso adquira o produto fora do prazo de validade ou deteriorado. O individuo pode ainda optar pela troca imediata do produto.

Os cuidados não devem ser só dos consumidores. Estabelecimentos comerciais devem ficar de olho nos prazos. No local que for encontrada uma grande quantia de produtos estragados e com a data de validade vencida, as mercadorias devem ser recolhidas e descartadas. Veja os perigos de consumir alimentos vencidos para a sua saúde.

Os alimentos devem ser consumidos em bom estado de conservação. (Foto: divulgação)

Perigos de consumir alimentos vencidos

Algumas pessoas pensam que não, mas o consumo de produtos com a data de validade vencida pode causar sérios riscos para a saúde. Desde dos anos 80,  uma lei entrou em vigor exigindo que as industrias alimentícias forneça de maneira visível nos rótulos da embalagem ou na própria embalagem dados essenciais dos produtos, como data de validade e fabricação, ingredientes contidos, peso, lote e outros.

Dessa maneira é mais fácil consumir os produtos que está dentro dos padrões necessários para o consumo. Além de causar grande desconforto, a ingestão de produtos com prazo de validade vencido pode causar diarreia, dores estomacais, e em casos mais graves pode ser causada intoxicação alimentar, tudo depende do que foi ingerido e das quantidades, além do tempo de vencimento.

É necessário analisar a data de validade. (Foto: divulgação)

Os alimentos devem estar em perfeito estado de conservação para o consumo, principalmente os processados. Os perigos dos alimentos vencidos para a saúde são muitos, por isso é essencial verificar a embalagem antes de comprar qualquer alimento para o consumo. Além disso, ao frequentar restaurantes e outros locais que oferecem alimentos é essencial saber se há certificação de qualidade dos produtos.

Reply