Consulta ao ginecologista: que perguntas fazer?

Quando a menina entra na fase da adolescência, muitas delas tem vergonha de consultar um médico ginecologista. No entanto, é preciso ter em mente…

Quando a menina entra na fase da adolescência, muitas delas tem vergonha de consultar um médico ginecologista. No entanto, é preciso ter em mente que essa situação deve fazer parte da realidade feminina, afinal, é extremamente importante que a mulher faça uma visita regular a esse profissional. Apesar disso, muitas delas acabam travando na hora da consulta ginecológica e acabam se esquecendo de realizar perguntas no momento da avaliação. Devido a isso, separamos alguns exemplos de perguntas que devem ser feitas durante a consulta ao ginecologista.

Conheça cinco motivos para realizar o papanicolau.

É necessário visitar o ginecologista regularmente. (Foto: divulgação)

 Faça do papel o seu aliado

Antes de comparecer á consulta com o ginecologista, é possível anotar todas as perguntas que deseja realizar ao profissional em um papel. Essa é uma ótima dica para as meninas que se sentem tímidas e sentem vergonha em ir ao ginecologista. Além disso, é muito importante que a paciente questione tudo sobre os procedimentos a serem realizados, incluindo quais os efeitos colaterais dos medicamentos prescritos a ela. Tudo isso para evitar futuras consequências.

Conheça quais as vantagens que a mulher tem em frequentar um ginecologista

Uma doença ou problema, quando é diagnosticado no início, tem maior chance de cura. Assim, é muito importante que toda mulher, principalmente as que iniciaram a atividade sexual, busque a avaliação e orientação de um ginecologista. Isso porque, através da consulta, o profissional poderá examinar a paciente, assim como solicitar exames complementares que darão informações mais detalhadas sobre a saúde da mulher.

Saiba quais perguntas devem ser realizadas para o ginecologista

São diversas as perguntas que a mulher pode fazer ao ginecologista. Abaixo, citaremos apenas alguns exemplos de perguntas para ao médico especialista.

  •  Qual o momento ideal para fazer a primeira visita ao ginecologista?
Leia Também:  Diferenças entre véus de noiva: quais são

Não existe uma idade ideal para realizar a primeira consulta com o ginecologista. No entanto, os especialistas recomendam que a mulher busque a orientação do profissional em três situações: após menstruar ou, antes de ter relação sexual.

Muitas mulheres semtem vergonha para realizar a consulta ginecológica. (Foto: divulgação)

  •  Como é realizada a primeira consulta?

Durante toda a primeira consulta, a mulher pode tirar suas dúvidas sobre todos os assuntos. Em seguida, o profissional poderá solicitar alguns exames complementares que avaliarão a existência ou não de doenças ginecológicas.

  •  Qual o melhor método anticoncepcional?

Atualmente, no mercado, existem diversos tipos de anticoncepcionais disponíveis. No entanto, apenas o especialista poderá orientar qual o melhor método contraceptivo para a paciente. Assim, é muito importante buscar a orientação do ginecologista antes de iniciar o uso desses medicamentos.

  •  Como posso prevenir as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)?

Para prevenir DSTs como AIDS, sífilis, herpes, entre outras, é necessário o uso de preservativos. No entanto, outros cuidados também devem existir. Para conhece-los, basta consultar um médico ginecologista.

Uma das perguntas que devem ser feitas ao ginecologista é sobre qual o melhor anticoncepcional. (Foto: divulgação)

Todas as mulheres devem realizar visitas regulares ao ginecologista. Isso evita que graves consequências aconteçam a sua saúde. Porém, um grande número delas tem vergonha e acabam se esquecendo de tirar suas dúvidas durante a consulta.  Após conhecer algumas perguntas que devem ser feitas ao ginecologista, basta marcar um horário e receber as orientações.

Conheça os cuidados que se deve ter com a primeira menstruação.

Top