Consulta ao andamento de pedido de passaporte

Nos últimos anos, tem crescido o número de brasileiros que estão viajando para o exterior, aproveitando o bom momento vivido pela economia nacional e…

Por Andre em 18/10/2012

Nos últimos anos, tem crescido o número de brasileiros que estão viajando para o exterior, aproveitando o bom momento vivido pela economia nacional e também as várias promoções de passagens aéreas comercializadas pelas companhias, com destino a países de todos os continentes.

O passaporte é o documento oficial de identificação perante as autoridades de outros países (Foto: Divulgação)

Para ingressar nesses países é necessário que o viajante esteja portando um documento oficial de identificação, o passaporte brasileiro, que só não é exigido para a entrada nos países que integram o Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai) e também na Colômbia, Chile, Peru e Bolívia. Nestes casos, basta apresentar a cédula de identidade.

Emitido pelo Departamento de Polícia Federal, o passaporte tem a função de identificar os cidadãos brasileiros perante as autoridades de outros países, sendo utilizado tanto na entrada quanto na saída, seja nos aeroportos, portos ou vias de acesso internacional. Além disso, o documento contém o visto de autorização de entrada nesses países.

Esclareça suas dúvidas: Emissão de passaporte – dúvidas frequentes

Novo passaporte brasileiro

Os novos passaportes brasileiros são identificados por cores diferentes, de acordo com o seu tipo (Foto: Divulgação)

Desde 2006 é emitido um novo passaporte brasileiro, que conta com vários itens de segurança para dificultar as fraudes e falsificações, como código de barras bidimensional, fundo com microletras, fundo com impressão invisível e perfuração cônica a laser, entre outros.

Saiba como Agendar Passaporte Polícia Federal Online

Ele é identificado por cores, sendo a azul para o passaporte comum; a verde para o passaporte oficial de serviço; a vermelha para o diplomático; a marrom para os cidadãos de países que não possuem relações diplomáticas com o Brasil; a amarela para estrangeiros legalmente registrados no Brasil; e a azul celeste para o passaporte de emergência.

Consultando a situação de solicitação do passaporte

A consulta ao andamento de pedido de passaporte pode ser feita pelo site da Polícia Federal (Foto: Divulgação)

Para solicitar o passaporte é preciso agendar o atendimento através do site www.dpf.gov.br, clicando no link “Requerer Passaporte”. Na data marcada, o solicitante deverá comparecer à unidade da Polícia Federal para a coleta de impressões digitais, assinatura e fotografia, lembrando que a taxa para a confecção do passaporte é de R$ 156,07.

Se você já passou por todos os procedimentos e quer consultar o andamento de pedido de passaporte, pode fazer a verificação da situação de solicitação através do link “Consultar Andamento”, no site do Departamento de Polícia Federal. Na página, basta informar o número do protocolo, o CPF do solicitante e digitar os caracteres da imagem, clicando em “confirmar”.

O prazo de entrega do passaporte é de até 6 dias úteis após a aprovação dos documentos (Foto: Divulgação)

De acordo com o DPF, o prazo para a entrega do passaporte é de até seis dias úteis, contados a partir da aprovação da documentação do solicitante. Em caso de dúvidas, não deixe de ligar para a Central de Atendimento da DPF, no telefone 194.

Top