Construção civil e logística estão em alta

A Copa do Mundo de Futebol, que acontecerá em 2014, no Brasil, está provendo para os brasileiros não só a oportunidade ver grandes craques…

Por Élida Santos em 03/01/2012

O campo de engenharia civil está em alta por causa da Copa de 2014 (Foto: Divulgação)

A Copa do Mundo de Futebol, que acontecerá em 2014, no Brasil, está provendo para os brasileiros não só a oportunidade ver grandes craques da bola em solo canarinho, mas também a possibilidade de conseguir uma colocação no mercado de trabalho no ramo da logística e da construção civil. Ao todo, somente para esses setores, estima-se que serão necessários cerca de 700 mil funcionários.

Na área da construção civil, o mercado está em busca de engenheiros civis e profissionais como pedreiros, serventes, arquitetos, entre outros que ocupam cargos que são influenciados indiretamente pelas obras que preparam o Brasil para o recebimento da Copa do Mundo. As contratações já começaram, mas o mercado ainda está aquecido, pois apesar dos estádios já estarem em construção, muitos projetos de urbanização ainda não começaram.

Graça a projetos ousados de transporte, o setor de logística está em alta para a Copa do Mundo (Foto: Divulgação)

No setor de logística, transportadoras e empresas que organizam o tráfego das grandes cidades devem contratar mais funcionários para completar o seu quadro de mão de obra. As pessoas, que ainda não conseguiram uma colocação no mercado de trabalho, podem aproveitar a disponibilidade do mercado na área de construção civil e logística e investir em cursos nessas áreas. No caso do setor de logística, cursos técnicos e tecnólogos que tem duração de no máximo dois anos, são investimentos que podem render bons frutos.

Para as pessoas que querem atuar na área de construção civil, mas não tem condições financeiras de ingressarem em uma universidade a alternativa são os cursos técnicos, inclusive para serviços braçais, como por exemplo, de pedreiro. Mesmo o público feminino está tendo sucesso na área de construção. O ramo que por muitos anos era considerado genuinamente masculino tem espaço para as mulheres. No caso das obras, elas estão sendo solicitadas para a parte de acabamento, onde são mais caprichosas que a maioria dos homens.

Outros setores que empregaram por causa da Copa do Mundo

As áreas de atendimento prometem empregar mais por causa da Copa do Mundo de 2014 (Foto: Divulgação)

Além das áreas de logística e construção civil, outros setores prometem ampliar as contratações devido a Copa do Mundo de Futebol, que será realizada no Brasil. As pessoas comunicativas, que gostam de trabalhar em contato direto com o público, podem almejar uma colocação no mercado de hotelaria e turismo. Ambos estão em alta por casa da quantidade de turistas que o país irá receber.

Outro setor que vai precisar de muita mão de obra qualificada é o de bares e restaurantes. Atendentes, garçons e até cozinheiros devem ser contratados para suprir a necessidade de mercado, que só deve aumentar até 2014. Mas se você ainda não se decidiu em qual setor vai investir, a dica é se inscrever em um curso de inglês, pois independente de qual lugar você pretende ocupar no mercado, o inglês será necessário. Sendo a língua mais falada no mundo, e com tantos turistas no Brasil, esse será um requisito fundamental para que você aproveite o mercado aquecido e conquiste um bom emprego.

Top