Consignado do INSS tem novas taxas em vigência

Felipo Bellini 16/12/2021 Economia

Nesta quinta-feira (09/12/2021), foi autorizado pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), a elevação dos juros máximos cobrados nos procedimentos de crédito consignado para pensionistas e aposentados do INSS. Devido a este motivo, nos últimos meses  os juros elevaram consideravelmente.

Aumento dos juros máximos cobrados nas operações de crédito consignado para o aposentado e pensionista do INSS: como ficou? 

A lei 14.131/21 que determina o aumento consignado de 5%, entrou em vigor no dia 31 de março deste ano e será válida até o dia 31 de dezembro. Por esta razão, os juros mensais nos últimos meses saltaram de 1,8% para 2,4%. Um exemplo deste crescimento é o banco Santander que atualmente possui a média mensal de 1,59%, mas que no decorrer das semanas pode chegar a 2,14%.

Qual a ação dos principais bancos brasileiros?

O Bradesco pretende alinhar as taxas, de acordo com a indicação normativa do INSS. Já o Banco do Brasil informou que não ajustou suas taxas com destino a pensionistas e aposentados, visto que este banco analisa a concorrência e fundamentos do mercado, de modo a estabelecer condições competitivas.

Consignado do INSS tem novas taxas em vigência

Fonte/Reprodução: Caixa Tem

O Banco Itaú, contou que está em processo de avaliação com o intuito de determinar quando fará mudanças na taxa máxima para futuros contratos. Destacou também, que a depender do perfil do consignado e de sua relação com a instituição, este terá a taxa menor do mercado.

Como ficam as mudanças no INSS para 2022?

É importante prestar atenção às mudanças que acontecerão no ano de 2022. Nos últimos dias, foram divulgadas diversas alterações no INSS, entre elas novos valores de pagamentos e prazos.

As quantias dos benefícios serão recalculadas devido à alteração do salário mínimo, sendo assim, o esperado, é que o valor pago pelo órgão fique próximo de R$ 1.200,00. Outra mudança é os ajustes nas taxas de juros, com isso, os empréstimos consignados terão a média mensal cobrada de 3,06% ao mês.

O Governo Federal, considerou os indicativos do Índice Nacional de Preço ao Consumidor, que realiza análises sobre 2021, e diz que o salário mínimo pode ser alterado aumentando o seu valor para R$ 1.210,44.

Outros artigos

Onde Comprar Carros Antigos

01/06/2011

Onde Comprar Carros Antigos

Pode-se dizer que hoje em dia os carros também são uma paixão nacional presente na cabeça de brasileiros e estrangeiros, que investem cada vez mais em tecnologia...

Supletivo rápido em SP

13/08/2014

Supletivo rápido em SP

  O Supletivo Rápido em SP é uma modalidade de estudo onde os alunos têm a oportunidade de recuperar o tempo perdido e frequentar a escola. Muitas pessoas ab...

Loja KD Móveis – Catalogo, Endereços

06/10/2017

Loja KD Móveis – Catalogo, Endereços

Lojas KD Móveis – Catalogo, Endereços faz parte do serviço oferecido pelas lojasKD, que oferece, além dos móveis e peças decorativas, soluções de decoração para ambi...