Conheça Todas as Regras do Atletismo

O atletismo disputado nas Olimpíadas se divide em 24 (vinte e quatro) provas diferentes. Dessas, a prova de 100 metros rasos é considerada a…

O atletismo disputado nas Olimpíadas se divide em 24 (vinte e quatro) provas diferentes. Dessas, a prova de 100 metros rasos é considerada a mais nobre. Ela é composta por oito competidores que percorrem uma distância de 100 metros e vence quem chegar primeiro. É uma disputa entre atletas homens e mulheres. A prova de 110 metros com barreira é disputada do mesmo modo que a anterior. A diferença é que os competidores devem superar 10 barreiras ao longo dessa distância. Na competição feminina, a distância percorrida é de 100 metros.

Com relação às provas de 200 e 400 metros têm a largada na curva da pista para evitar que o competidor da parte interna tenha uma vantagem indevida. Na prova de 400 metros com barreira, elas são bem menores.  Nas provas de revezamento 4 x 100 metros e 4 x 400 metros cada equipe é composta por quatro atletas onde eles precisam passar o bastão para o seu companheiro próximo. Salientamos que a passagem do bastão deve ser feita em uma extensão de 20 metros ou a equipe será desclassificada. Se o bastão cair, deve ser pego apenas por quem o derrubou.

As provas de 800, 1.500, 5.000 e 10.000 metros seguem as mesmas regras das provas de velocidade. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada. Já para a prova de 3.000 metros com obstáculos, há barreiras no percurso dos atletas. No salto à distância, o atleta percorre uma raia e salta antes da faixa branca. A sua queda dá-se com os dois pés numa caixa de areia. A vitória é daquele que saltar mais longe. Quanto ao salto em altura, o atleta salta de costas para superar uma barra horizontal. O competidor tem direito a três tentativas. Em cada etapa, a barra sobe no mínimo 2 cm.

Leia Também:  Santos vence Vélez Sarsfield e segue disputa contra Corinthians

Na prova de salto triplo, o competidor faz duas passadas longas e finaliza com um salto. No caso do salto com vara, o atleta a usa como apoio para dar o salto sobre uma barra horizontal. Provas de arremesso de peso, disco e martelo seguem os mesmos princípios. O objetivo é arremessar o objeto o mais longe possível. Na maratona, os atletas percorrem uma distância de 42, 195 km até a linha de chegada, geralmente dentro do estádio.

No Decatlo o atleta participa de 10 provas de atletismo: 100 e 400 metros; 110 metros com barreira; salto à distância e altura; arremesso de peso, disco, dardo; salto com vara e 1.500 metros. Os pontos obtidos em cada uma são somados. O Heptatlo é a versão feminina, mas somente com sete provas. E, na prova de marcha atlética, os competidores podem apenas andar e manter (pelo menos) um pé no chão durante as passadas. Os percursos podem ser de 20 ou 30 km pela cidade.

Agora que já conhece as regras das provas, que tal fazer uma escolha e entra nessa competição?

Top