Conheça os vencedores do festival do Rio 2011

PUBLICIDADE

O Festival do Rio é um grande evento sobre a sétima arte e que teve duração de doze dias. Nesse período são exibidos filmes nacionais e algumas sessões especiais com filmes estrangeiros. O evento mobiliza o público carioca para prestigiar o momento em que o único assunto na cidade é o cinema.

O festival aconteceu do dia 6 a 18 de outubro e foi apresentado pelo ilustríssimo casal de atores Thiago Lacerda e Vanessa Lóes, que comandaram. No evento o grande homenageado foi o cineasta Carlos Manga, que ganhou uma estátua no cinema Odéon. O resultado dos vencedores do Festival do Rio foi divulgado na noite de ontem, durante a cerimônia de premiação. No entanto, após ter vazado algumas informações a respeito do ganhador do prêmio principal pelo facebook de um patrocinador do evento, o resultado pode não ter sido tanta surpresa assim para o público.

O grande vencedor da noite foi o filme “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, dirigido pelo estreante Vinicius Coimbra esta produção levou cerca de cinco estatuetas. Os cinco prêmios incluem o de melhor longa-metragem de ficção (voto popular + júri oficial), o de melhor ator para João Miguel e melhor ator coadjuvante para José Wilker e o prêmio especial do júri para Chico Anísio.

PUBLICIDADE

Os outros destaques na noite foram o prêmio de melhor atriz que ficou com Camila Pitanga, por “Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios” e o premio de melhor atriz coadjuvante para Maria Luisa Mendonça, por “Amanhã Nunca Mais”. O prêmio de melhor diretor ficou com Karim Ainouz, por “Abismo Prateado”; o de melhor roteiro foi para Odilon Rocha, por “Novela das Oito”; e o de melhor montagem e melhor fotografia ficou para Jordana Berg e Muro Pinheiro Jr, respectivamente.

A Menção Honrosa foi para “Mãe e Filha”, de Petrus Cariry e o Prêmio Especial do Júri para “Sudoeste”, de Eduardo Nunes. Na categoria documentário o prêmio ficou com o longa-metragem “Canções”, de Eduardo Coutinho, que venceu tanto pelo Júri oficial quanto pelo Voto popular. Ainda nesta categoria o prêmio especial do Júri foi dado a “Olhe para Mim de Novo”, de Kiko Goifman e Claudia Priscilla.

A curta-metragem vencedora pelo Júri Oficial ficou com “Qual Queijo Você Quer?”, de Cíntia Domit Bitta e no Voto Popular ficou com “Passageiro”, para Bruno de Melo. A Menção Honrosa em Curta-metragem foi dada a “Tempo de Criança”, de Wagner Novais.

O Festival do Rio é a maior premiação de Cinema do Rio de Janeiro e oferece ao público a oportunidade de conhecer melhor a produção cultural deste País. Os filmes vencedores mostram a cultura e a vivência do povo brasileiro, para fugir um pouco dos modelos Hollywoodianos que são bombardeados no cotidiano rotineiramente.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.