Conheça os tipos de infecção urinária e saiba como prevenir

A urina é o resultado da filtração do sangue pelos nossos rins, liberando por ela as substâncias que nosso organismo não necessita naquele momento…

Por Editorial MDT em 19/10/2011


A urina é o resultado da filtração do sangue pelos nossos rins, liberando por ela as substâncias que nosso organismo não necessita naquele momento incluindo elementos tóxicos ao nosso corpo. Por isso, a urina é um líquido livre de microrganismos capazes de gerar doenças. Porém, algumas vezes bactérias ou fungos podem acabar infectando as vias urinárias causando sintomas muito desagradáveis e por vezes graves.

Tipos de Infecção do trato urinário (ITU).

Existe uma classificação para as infecções urinárias dependendo do local onde o microrganismo está localizado.

Cistite: É a forma mais comum de apresentação da infecção do trato urinário. Essa doença é também chamada de infecção urinária baixa. Cerca de 90% das ocorrências são desse tipo. Ocorre quando o trato urinário foi acometido, mas o microrganismo não chegou até os rins, está ainda na bexiga. A forma de tratamento é com antibiótico e deve ser feita seguindo rigorosamente as recomendações médicas, pois, caso contrário pode complicar a doença e se tornar grave. Os sintomas mais comuns são dor ao urinar, ardência, aumento da frequência de urinar, dor na região abaixo do umbigo.

Pielonefrite: É uma forma mais grave da doença, quando o microrganismo atingiu o parênquima renal. Nesses casos, além dos sintomas de cistite a pessoa pode apresentar febre, dor na região das costas, vômitos, dor de cabeça, mal estar geral, palidez, calafrios. É importante tratar rapidamente e muitas vezes há necessidade de internação, pois pode complicar e gerar uma infecção generalizada levando ao óbito.

A Infecção nos adultos

Alguns pessoas possuem uma certa facilidade para ter infecção urinária. Isso se deve à hábitos de higiene inadequados ou mesmo defeitos anatômicos. As mulheres, em geral, possuem uma facilidade maior para desenvolver a infecção urinária, pois o tamanho da uretra, canal que vai do meio externo até a bexiga, é bem menor que no homem.

Embora seja mais difícil que o homem desenvolva a infecção do trato urinário, quando isso ocorre é necessário investigar, pois, muitas vezes a causa da doença é mais complicada, podendo ter relação com problemas na próstata.

A Infecção nas crianças

A infecção urinária nos bebês afeta mais os meninos. Quando isso ocorre repetidamente, é necessário investigar, pois, pode ser que haja um defeito na anatomia das vias urinárias da criança. Algumas vezes isso terá que ser corrigido com cirurgia, outras, apenas o crescimento da criança diminuirá a ocorrência das infecções, mas será necessário fazer prevenção com medicamentos.

Já na infância e adolescência, esse tipo de infecção acaba acometendo mais as meninas. Isso ocorre devido a hábitos de higiene inadequados ou outros problemas.

Prevenção.

Para ter uma menor ocorrência de infecção urinária, siga algumas dicas:

  1. Esvazie completamente a bexiga quando for urinar;
  2. Sempre urine após relações sexuais;
  3. Lave bem as regiões genitais;
  4. Não prenda a urina por muito tempo, urine sempre que a vontade surgir;
  5. Limpar-se sempre da frente para trás, após usar o banheiro;
  6. Usar roupas mais leves para evitar transpiração excessiva na região genital.

É muito importante evitar o uso de antibióticos sem prescrição médica, pois ele pode causar resistência e aumentar a dificuldade para tratar a infecção.

 

Top