Conheça os sinais e sintomas da dengue

A doença transmitida pelo vírus carregado pelo mosquito Aedes aegypt costuma ser confundida, em muitos casos, com uma gripe forte, o que pode acabar…

A doença transmitida pelo vírus carregado pelo mosquito Aedes aegypt costuma ser confundida, em muitos casos, com uma gripe forte, o que pode acabar causando algumas complicações, devido ao uso indevido de medicamentos. Para evitar que isso aconteça, conheça os sinais e sintomas da dengue.

Os sintomas da dengue são muito parecidos aos de uma gripe mais forte (Foto: Divulgação)

Considerada um dos principais problemas de saúde pública no mundo, principalmente nos países tropicais, cujas condições climáticas favorecem o desenvolvimento e a proliferação do seu principal vetor, a dengue é uma doença febril aguda, que infecta de 50 a 100 milhões de pessoas anualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

São quatro os tipos de dengue, que causam basicamente os mesmos sintomas. As mais conhecidas são a dengue clássica, menos agressiva e geralmente confundida com uma gripe mais simples, e a dengue hemorrágica, que é mais grave e eleva o risco de morte.

Mitos e verdades sobre a dengue

Dengue: remédios que devem ser evitados

Conheça os sinais e sintomas da dengue

A febre alta é um dos sinais da dengue, juntamente com tontura, dor atrás dos olhos, manchas na pele e fraqueza, entre outros (Foto: Divulgação)

Os sinais e sintomas da dengue costumam aparecer entre sete e 15 dias (ou até um pouco antes) após a picada do mosquito transmissor da dengue, normalmente durando de cinco a sete dias.

Entre eles, estão forte dor de cabeça; febre alta (39º a 40º) e com início súbito; perda de apetite e paladar; dor atrás dos olhos, que piora conforme eles são movimentados; náuseas e vômitos; e erupções e manchas na pele, parecidas com as de sarampo, que aparecem principalmente nos membros superiores e tórax.

Continuar Lendo  Quantos dias duram os sintomas da dengue

Os sinais da dengue podem incluir ainda dor no corpo e moleza, tontura, cansaço extremo, dor abdominal (acontece principalmente nas crianças) e dores nos ossos e nas articulações.

Como é possível notar, os sintomas da doença podem ser facilmente confundidos com os da gripe ou outros males. Por isso, é importante procurar o médico imediatamente, caso esses sinais aparecem, para que ele dê o diagnóstico.

A dengue hemorrágica

O mosquito Aedes aegypt é o responsável pela transmissão do vírus da dengue (Foto: Divulgação)

Os sintomas da dengue hemorrágica são basicamente os mesmos da forma mais simples da doença. No entanto, assim que a febre diminui ou acaba, surgem alguns sinais de alerta, como:

– Sangramento no nariz, boca e gengiva.

– Pele pálida, fria e úmida.

– Vômitos constantes.

– Confusão mental, agitação e sonolência.

– Queda da pressão arterial.

– Dificuldade para respirar.

– Boca seca e sede excessiva.

– Dores abdominais contínuas e fortes.

Nesse caso, é imprescindível levar o paciente ao atendimento médico, pois o quadro clínico se agrava rapidamente, podendo evoluir para a síndrome de choque da dengue, que é ainda mais perigosa.

Top