Conheça os Principais Problemas de Visão Evitados com Bons Hábitos

A visão é responsável por cerca de 80% das informações recebidas pelo homem. Desse modo, é imprescindível que esta receba atenção e cuidados especiais.…

Por Editorial MDT em 07/09/2011

A visão é responsável por cerca de 80% das informações recebidas pelo homem. Desse modo, é imprescindível que esta receba atenção e cuidados especiais. Muitos dos problemas de visão são evitados com bons hábitos, como por exemplo, utilizar o computador de maneira adequada, com bom posicionamento do monitor e iluminação de maneira correta, a qual é muito importante também para ler, jogar videogames e assistir televisão, além de usar óculos de sol com proteção para raios ultravioletas.

Como o protetor solar, o óculo de sol, deve sempre estar a par, quando decidimos pisar fora de casa, pois, assim como os raios UVB e UVA incidem sobre a pele, eles também alcançam as lentes naturais do globo ocular, causando inúmeros males a visão. Segundo pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% dos casos de todas as doenças, é devido à exposição excessiva a radiação solar.

Os raios ultravioletas A e B provocam sérios danos nas células da lente, a qual é localizada na parte de trás da íris e afetada pela catarata, desse modo antecipando todo o processo da cegueira. Além disso, hoje em dia há estudos ligando à incidência dos raios UV à aceleração de outra doença, como é o caso da degeneração macular, a qual afeta a retina também é capaz de cegar.

A radiação eletromagnética dos monitores possui um efeito desorganizador, o qual diminui a vitalidade do organismo e principalmente dos olhos. Este é um efeito que colabora para enfraquecer toda a musculatura ocular. Para diminuir estes tipos de problemas, evite ler trechos longos na tela, opte por imprimir os textos que terá que ler. Procure fazer pausas regulares, e evite o trabalho continuo em frente ao computador.

Controlar o diabetes e a pressão arterial também são ótimas medidas para evitar doenças como: a catarata já falado a cima, glaucoma, retinoparia e outras. Além disso, vale ressaltar que as maquiagens devem ser dermatologicamente testadas e não podem ser usadas com data de validade vencida.

Os óculos de sol hoje em dia, passaram de simples acessórios que complementam o visual de uma pessoa, para peça principal, a qual uma pessoa deve sempre carregar consigo. A partir de 12 anos, o ideal seria que todos criassem o hábito de usar acessórios com lentes de qualidade, até nos dias em que o tempo estiver nublado, pois, embora não nos demos conta, cerca de 80% da radiação atravessa as nuvens e atinge os nossos olhos mesmo nesses dias mais escuros.

Além dessas dicas, é importante visitar regularmente o oftalmologista para uma avaliação de detecção precoce de qualquer alteração, e também procurar um especialista em caso de qualquer sintoma ocular.

 

Top