Conheça os melhores parques nacionais do Brasil

O Brasil é vasto por sua natureza e beleza e como não podia deixar de ser, conta com parques nacionais. Veja os melhores. […]

O Brasil, extenso por sua natureza, é berço de parques preservados e belíssimos de se ver.  São muitos deles em todo o país e em cada região, sempre há aquele que se destaca mais. Veja os melhores.

No Centro-Oeste, por exemplo, o parque nacional mais famoso é o Pantanal, que conta com vastíssima área verde, rica em fauna e flora, que ocupa parte do Mato Grosso do Sul, do Mato Grosso, do norte do Paraguai e leste da Bolívia. São 250 mil km² de extensão com 650 espécies de aves, 240 de peixes e 80 mamíferos,  vivendo em plena harmonia. É considerado, pela Unesco, como Patrimônio Natural Mundial e Reserva de Biosfera. Fazendo jus ao nome, é uma região pantaneira em que alguns meses alaga, e outros fica seca.

De maio a outubro, as águas estão baixas e de novembro a abril elas sobem. Com essas características, a paisagem do lugar muda constantemente. Infelizmente, com as mudanças climáticas ocorrendo no planeta, os períodos de alagamento e seca estão um pouco modificados. A única estrada federal, que passa por lá, é a BR-262, no Pantanal Sul. Além dela,  existe a velha Estrada Parque, que existia antes da BR. O acesso ao Pantanal se dá também por barco, balsas e avião.

Outro parque nacional lindíssimo é o da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, que tem como ícone a cidade de Bonito, a 300km da capital Campo Grande. São montanhas, campos alagados e rios transparentes, devido à formação geológica exclusiva do lugar. O parque em si não conta com hotéis, mas como Bonito é um pólo turístico, os interessados não têm o que perder ao irem para essa cidade, que tem no ecoturismo o seu ponto forte. Nela, existe toda a estrutura para os visitantes, como pousadas, hotéis, restaurantes e atendimento aos turistas. O local, com rios claríssimos em que é possível ver peixes e vegetação, cachoeiras, cavernas e muita mata, é ótimo para fazer caminhadas. Vale a pena conhecer esse município sul-matogrossense.

Com águas quentes, calmas e agitadas, a gosto do visitante, o parque marinho Fernando de Noronha alucina qualquer um que conhece o local. É um arquipélago que conta com 16 ilhas e possui ótima estrutura para receber turistas.

Top