Conheça os hábitos das pessoas pouco produtivas

Em um mundo onde tempo é dinheiro, quem não é rápido, eficaz e produtivo, não consegue chegar a lugar algum. A tecnologia cria a…

A produtividades está ligada com a postura profissional (Foto: Divulgação)

Em um mundo onde tempo é dinheiro, quem não é rápido, eficaz e produtivo, não consegue chegar a lugar algum. A tecnologia cria a cada dia programas e aplicativos para ajudar na gestão de tempo, mas de nada adianta se a pessoa continuar nutrindo os mesmos hábitos de improdutividades. Veja abaixo os principais problemas que levam uma pessoa a produzir menos no trabalho:

Falta de planejamento

Não basta ter uma agenda, precisa usá-la de modo correto. Anote os seus compromissos diários, controle o seu tempo e se antecipe com relação a imprevistos. O primeiro pecado de quem é improdutivo é a falta de planejamento em tudo que faz. Por tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo tudo dá errado. O primeiro passo para mudar essa realidade e fazer um bom cronograma e planejar as ações.

A organização é a chave de tudo (Foto: Divulgação)

Abandonar o planejamento

O planejamento, obviamente, foi feito para ser seguido. Porém, na primeira dificuldade que aparece ele logo é abandonado. Dessa maneira não adianta nada seguir fazer um cronograma de atividades e ter uma agenda. Seja organizado e disciplinado para seguir o seu planejamento.

Responder todos os e-mail

É claro que responder os e-mails faz parte do seu trabalho. Mas não fique o dia todo só fazendo isso. É preciso ter um critério e uma ordem para responder as mensagens da sua caixa de entrada. Quando o assunto for particular então nem pense em parar tudo que está fazendo para fica em uma sala de bate-papo via Outlook. Separe seus e-mails por pastas, e siga o grau de importância atribuída a elas.

Leia também: Como Ter Sucesso no Trabalho

Leia também: Como se organizar no trabalho: dicas 

Redes sociais

Muitas empresas bloqueiam o acesso as redes sociais justamente porque seus funcionários têm o desempenho alterado por causa desses sites. Segundo a pesquisa da Triad, 85% dos profissionais brasileiros acessam redes sociais durante o expediente. Para não ser prejudicado, determine horários para acessar esses canais de comunicação, como por exemplo, o seu almoço.

Por muita vontade de fazer tudo ao mesmo tempo, o improdutivo não faz nada (Foto: DIvulgação)

Reuniões

Tem gestor que adora uma reunião. O problema é que nem sempre ficar horas trancado em uma sala com a equipe resolve os problemas da empresa, e acaba sendo perca de tempo. Para resolver isso é simples: faça reuniões periódicas, uma vez na semana, por exemplo. Em casos extremos convoque uma reunião extraordinária, mas dose o tempo e crie um cronograma dos temas que devem ser debatidos.

Tempo para si mesmo

Está enganado quem pensa que os improdutivos não fazem nada. É claro que tem uns acomodados que esperam só o dia do pagamento e fazem uso da lei do mínimo esforço, ou seja, fazem o mínimo do mínimo em seu trabalho, mas querem o salário no fim do mês.

As pessoas improdutivas geralmente são mal organizadas e pecam por esquecerem de reservar um tempo para ele próprio, o que ocasiona em desgaste e consequentemente em trabalhos mal realizados que devem ser refeitos sempre. Por isso, não deixe de aproveitar os momentos de folga e de fazer atividades para relaxar.

Top