Conheça os esportes que podem ajudar a decolar sua carreira

A prática de esportes não faz parte na sua lista de hobbies? Pois devia. Segundo especialistas, além de produzir um estilo de vida mais…

A prática de esportes não faz parte na sua lista de hobbies? Pois devia. Segundo especialistas, além de produzir um estilo de vida mais benéfico, os esportes também ajudam a esboçar um caminho para o sucesso na carreira.

“Para ser um grande profissional você precisa de alta performance, motivação, autoconfiança, persistência para superar metas e resistência psicológica. O que é importante para um atleta, ganhar uma medalha, é importante para a carreira também”, explica Dietmar Martin Samulski, professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e doutor em psicologia do esporte.

Confira abaixo sete modalidades de esporte e as dicas dos especialistas:

Corrida

Samulski que já seguiu a delegação brasileira em três Paraolimpíadas, afirma que os dirigentes que lidam com as crises nas empresas a todo momento podem abraçar valores como a organização e superação dos atletas no ambiente de trabalho.

A natação e o ciclismo também são ótimos esportes para ganhar resistência e estimular a vitória. “Por ser um esporte mais introvertido é bom para o profissional refletir e meditar durante a prática”, diz Falcão.

Futebol

Além do futebol, também entra o vôlei, basquete, handebol entre outros. “Para quem já é líder e tem esse papel consolidado, um esporte coletivo pode ser praticado junto com outros colegas de trabalho e é ideal para descontrair”, diz Falcão.

“Para não perder a coletividade, o futebol do final de semana ajuda além do aspecto social nos trabalhos em equipe”, completa Samulski.

Triatlo

Adequado para profissionais que preferem a rotina, porém não gostam de fazer musculação em academias. Esse esporte exige muito exercício e dedicação. A pessoa trabalha com a combinação de corrida, natação e ciclismo.

Continuar Lendo  Vagas de Emprego na Mercedes Benz 2010

“Conheço executivos que praticam triatlo e que no dia que não conseguem praticar ficam mal”, afirma Falcão.

Judô

Especialistas apontam também o karatê, kung fu, aikidô e taekwondo. Segundo Falcão, profissionais com um rotina estressante e com várias responsabilidades podem seguir os mandamentos do esporte e amenizar  a agressividade.

Samulski diz que além de conhecimento, a pessoa adquire habilidade como coordenação motora e concentração menta.

Tai Chi Chuan

Semelhante da ioga, praticar tai chi possuem ligação direta com a meditação e com movimentos que ordenam comedimento e concentração da pessoa.

“É preciso entender a filosofia e adotar no estilo de vida. Só praticar não basta ”, diz Falcão.

Rafting

Os esportes radicais são recomendados para superar temores e enfrentar desafios. Paraquedismo  e rapel também encontram-se nessa lista.

Segundo Samulski, o mais importante para conseguir benefícios dessa modalidade é a preparação física. Não é estimável praticar sem acompanhamento profissional.

Tênis

Esporte preferido de presidentes de grandes empreendimentos também praticado por  administradores de Estado. “A nível amador, tênis é um dos esportes mais completos. Trabalha o físico, a coordenação motora e é uma modalidade extremamente mental, pois para ganhar é preciso de estratégias”, explica Samulski.

Segundo Falcão o esporte por ajudar no planejamento de táticas, no conceito de adversários ou concorrentes e trabalhar com uma visão a longo prazo. “O golfe é outro exemplo de esporte que trabalha com estratégia, entre uma tacada (ou saque) e outra (o) você precisa controlar a ansiedade e ser preciso”, afirma.

Top