Conheça os Erros mais Cometidos das Empresas nas Redes Sociais

PUBLICIDADE

As redes sociais são importantes aliadas de empresas interessadas em se aproximar de seus consumidores e construir um relacionamento duradouro com eles. No entanto, para garantir o sucesso da estratégia, é necessário entender como funciona este universo, e desse modo evitar deslizes que podem acabar prejudicando a imagem da empresa. A WebMinte, empresa especializada em comunicação digital do Grupo Mint, mapeou os erros mais freqüentes que as empresas cometem em suas estratégias de mídias sociais. Para evitá-los, conheça quais são eles:

 

PUBLICIDADE

1. Ignorar o cliente

Uma empresa deve estar preparada tanto para ouvir elogios quanto reclamações e responder da maneira esperada ao cliente, ao mostrar seu rosto nas redes sociais. Os comentários devem funcionar como indicadores de qualidade dos serviços e produtos que a empresa está oferecendo.

 

2. Não interagir com o cliente

Crie uma estratégia para manter seu perfil sempre atualizado com novidades e dialogue com os seus fãs e seguidores, pois criar um perfil nas redes sociais e deixá-lo abandonado é o maior erro que uma empresa pode cometer. Desse modo, eles se sentirão estimulados a continuar interagindo com a sua marca.

 

PUBLICIDADE

3. Não estar a par dos resultados

Deixar de monitorar como sua marca está interagindo nas redes sociais é um risco que nenhuma empresa pode correr. Conversas espontâneas envolvendo seus produtos e serviços podem estar acontecendo, sem que você veja, e desse modo, você pode estar perdendo uma oportunidade de entender como seus clientes pensam e se comportam em relação a sua marca.

 

PUBLICIDADE

4. Perder de vista a concorrência

Deixar de observar seus concorrentes fará com que sua empresa esteja um passo atrás. Desse modo, acompanhe o que outras empresas estão fazendo para identificar tendências e avaliar os principais riscos. Lembre-se o objetivo não é copiar, mas manter-se atualizado sobre o que está sendo feito, de maneira que você possa adaptar para a realidade de sua empresa.

 

5. Agir precipitadamente

É preciso ter muito cuidado para não reagir de maneira precipitada diante de reclamações e denúncias, já que as redes sociais abrem espaço para um relacionamento menos formal com o cliente. Procure não sair respondendo sem antes sabe realmente o que está acontecendo. É preciso ter cuidado e buscar outros usuários para confirmar informações e histórias.

PUBLICIDADE

 

6. Não revisar conteúdos antes de enviá-los

Verifique os links, revise o português e o próprio conteúdo da mensagem, faça uma boa checagem antes de publicar algo, já que as informações se distribuem muito rapidamente nas redes sociais. Em frações de segundos, um texto mal revisado, pode prejudicar muito sua divulgação.

 

PUBLICIDADE

7. Participar da fofoca digital

Usar as redes para falar mal da concorrências é uma erro grave na estratégia de mídias sociais. Difamar o concorrente pode acarretar não só a destruição da reputação digital da empresa, como também da marca off-line. Redobre a atenção, caso sua empresa contratou uma agência para realizar este tipo de trabalho.

 

8. Menosprezar a importância do conteúdo

Se autopromover o tempo todo e instruir aos clientes apenas informações institucionais vão afastá-los do seu perfil. Mantenha informações úteis, interessantes e relevantes para o seu público. A mesma rapidez com a qual um usuário escolhe uma empresa no Twitter é a mesma que o faz desistir de seu canal, quando não possui mais nada de interessante.

Sem se dar conta ou muitas vezes por falta de tempo e disponibilidade, muitas empresas cometem estes tipos de erros, o que gera uma série de conseqüências para sua imagem. Desse modo é muito importante sempre estar a par de tudo o que acontece dentro e fora da empresa, para garantir sempre o sucesso dos produtos e da marca.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:
http://info.abril.com.br/noticias/mercado/erros-que-empresas-cometem-nas-redes-sociais-23082011-26.shl

 

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.