Conheça os diferentes tipos de panelas

As panelas são utensílios domésticos encontrados à venda nas lojas em diversos modelos. Elas se distinguem pelo design, cor, acabamento, formato, tamanho e principalmente…

Por Isabella Moretti em 24/02/2012

A panela de ferro é perfeita para preparar a comida de quem sofre de anemia

As panelas são utensílios domésticos encontrados à venda nas lojas em diversos modelos. Elas se distinguem pelo design, cor, acabamento, formato, tamanho e principalmente o material de fabricação. Para não cometer enganos na hora de comprar uma panela, vale à pena conhecer as características de cada produto.

Considerada um item indispensável na cozinha, a panela auxilia no preparo das refeições e, em alguns casos, confere um gosto especial à comida. Novas tecnologias estão sendo trabalhadas na fabricação destes utensílios, visando o melhor desempenho e praticidade. A panela escolhida para cozinhar pode, até mesmo, influenciar no dia-a-dia das pessoas. Algumas peças contribuem com a questão do sabor, enquanto outras chegam a representar uma ameaça para a saúde. Na verdade, o que vai determinar sua qualidade é o material do qual é feita.

Um modelo de panela pode até apresentar um desenho bonito e diferenciado, porém isso não é uma prova de qualidade. Como lidar com estes utensílios não é brincadeira, vale a pena comprar peças com cabos reforçados, resistentes ao calor e que não causem queimaduras nas mãos. A panela de cobre sem revestimento aparece como uma das mais ameaçadoras para a saúde. A venda do produto foi proibida no Brasil depois que vários problemas orgânicos foram associados ao uso, como intoxicações e lesões cerebrais.

Ao optar por uma panela, é importante que o consumidor leve em conta as suas necessidades e o orçamento disponível. O desempenho para preparar um alimento pode ser melhor em um modelo do que no outro, por isso é válido conhecer a finalidade de cada utensílio. A panela adequada também será determinante para preservar os nutrientes da sua refeição. Não é interessante fazer dívidas para comprar panelas novas. Mas, o consumidor deve sempre optar pelas marcas que possuem credibilidade no ramo de utensílios domésticos. As peças muito baratas e de qualidade duvidosa pode enferrujar e liberar metal na comida.

Principais tipos de panela

Panela de inox com tampa de vidro

• Panela de inox: pode ser usada para cozinhar todos os tipos de alimentos, mas é importante evitar frituras por causa da alta temperatura que atinge. Apesar de mais caro, o utensílio concentra calor mais rápido e não sofre com deformações.

• Panela de Cerâmica: é a mais apropriada para armazenar alimentos e conservar a temperatura.

• Panela de ferro: preparar a refeição com esta peça traz diversos benefícios para a saúde, especialmente para quem sofre de anemia. Não é indicado guardar comida nesta panela.

Panelas antiderrapantes

• Panela antiderrapante: se destaca pela versatilidade, afinal, consegue cozinhar todos os tipos de alimentos. Mesmo não sendo indicada para cozimentos demorados, ela é vantajosa porque não precisa de óleo.

• Panela de vidro: é moderna, prática e não transmite resíduos aos alimentos. Ao lidar com a peça, recomenda-se tomar cuidado com o manuseio e limpeza.

• Panela esmaltada: indicada para carnes, molhos e sopas, sendo incapaz de contaminar a comida com bactérias.

• Panela de alumínio: o preço é mais em conta, mas o material solta resíduos prejudiciais a saúde no preparo dos alimentos.

Top