Conheça os diferentes tipos de azeite

Quando se fala em azeite o primeiro nome que vem a mente é o Azeite de Oliva, pois ele fica bem com qualquer tipo…

Quando se fala em azeite o primeiro nome que vem a mente é o Azeite de Oliva, pois ele fica bem com qualquer tipo de alimento. No petisco com torradinhas, em saladas, com peixe assado, enfim ele combina com quase tudo.

Mas existe um tipo de azeite para cada comida ajudando a acentuar o sabor dos alimentos. Geralmente as pessoas escolhem o azeite pelo preço mais baixo, o que é errado.  Os melhores azeites são os que possuem no rótulo “extra virgem” eles tem menor acidez e que fica em torno de 0,4%, por isso são considerados os de qualidade superior.

Conheça os tipos de azeite

Azeite de Oliva Extra Virgem – por ser extraído de uma única prensagem da azeitona a frio ele se conserva mais puro. O máximo teor que alcança a sua acidez é de 1%.

Azeite de Oliva Virgem – ele é extraído da segunda ou terceira prensagem da azeitona com acidez que pode ser de até 2%. Seu sabor é mais adocicado.

Azeite de Oliva Refinado – é extraído de azeitonas que não acompanham os padrões exigidos dos azeites extra-virgem e virgem. Esse tipo de azeitona passa pelos processos de descoloração, desodorização e neutralização.

Azeite de Oliva Puro – é uma mistura entre os azeites menos concentrados como azeite refinado e azeite virgem.

Azeite de Dendê – é extraído da polpa do fruto da palmeira do dendê. É uma árvore originária da África.

Estes azeites são os mais usados na culinária mundial e são muito conhecidos aqui no Brasil por Chefes e Gourmets. Eles acentuam o sabor dos alimentos dando um toque especial. É esse pequeno toque que faz toda a diferença. Eles combinam com pratos variados.

Continuar Lendo  Azeite de Oliva Reduz Apetite

 

Top