Conheça os Benefícios do Pilates

O Pilates está na moda e é oferecido nas mais diferentes academias e clínicas pelo país. É um método de alongamento e exercícios que…

O Pilates está na moda e é oferecido nas mais diferentes academias e clínicas pelo país. É um método de alongamento e exercícios que trabalham e fortalecem os músculos que sustentam o tronco. Todos os movimentos são feitos com o próprio peso do corpo. O exercício faz bem para o bem-estar físico e mental. Para quem procura algo que complementa e equilibra emocional com físico, essa é uma ótima escolha, assim como a Yoga. A prática traz benefícios para o organismo que podem ser sentidos no dia-a-dia. Entre eles estão: mais elasticidade, força nos músculos e perda de peso. Saiba mais.

O pilates traz benefícios para o corpo e mente. (Foto: Divulgação)

Benefícios do Pilates

Mais elasticidade

Com o Pilates é possível trabalhar diferentes músculos do corpo ao mesmo tempo. O alongamento é essencial para evitar dores pelo corpo, causadas principalmente pelas rotinas longas e estressantes. Os exercícios são feitos com objetos especiais desse tipo de técnica, como a bola. Todo o corpo é alongado em toda aula, ganhando assim mais elasticidade.

Mais força

O equilíbrio em cada alongamento ou exercício faz com que o músculo trabalhe. O adepto de pilates adquire mais força com o passar do tempo. É uma ótima técnica para quem não gosta de passar horas fazendo musculação. Os resultados não são os mesmos, mas a força a mais é garantida.

Entre os benefícios estão o aumento da força e elasticidade. (Foto: Divulgação)

Melhora na Postura

Muitos procuram o pilates para conseguir uma postura melhor. Uma postura errada durante anos a fio pode trazer complicações para coluna e pescoço, além de deformidades, como a corcunda. Um dos objetivos principais dessa técnica é a postura, trabalhada a aula inteira.

Bem estar psicológico

O Pilates estimula o bem-estar psicológico, aumenta a concentração, contraria o stress e, como se trabalham os músculos pélvicos, beneficia a sexualidade, ajudando também a prevenir a incontinência urinária.

O Pilates usa o próprio peso do corpo para os exercícios. (Foto: divulgação)

Melhora na respiração

Leia Também:  Fotos de morenas com cabelos lisos

Uma respiração correta faz parte dos exercícios. Além disso, há uma contração abdominal durante a aula, o que ajuda no fortalecimento do músculo dessa região e requer uma respiração concentrada.

Pilates para todas as idades

Qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer pilates. Não há grandes restrições. É uma ótima prática para grávidas, por exemplo. Em cada caso deve ser aplicada uma linha de exercícios, respeitando o limite de cada aluno. Para um bom exercício, não há a necessidade de dor, como numa musculação mais pesada. Mas isso não significa que o corpo não está sendo trabalhado.

Leia também:

Treinos com bosu: beneficios

Mitos e verdades sobre o pilates

 

Top