Conheça os benefícios da Yoga Conheça os benefícios da Yoga

Conheça os benefícios da Yoga

Yoga, ou Ioga, pode ser considerada uma atividade física e mental. Você trabalha o corpo com alongamentos específicos e também a mente, com exercícios…

Por Editorial MDT em 03/10/2012

Yoga, ou Ioga, pode ser considerada uma atividade física e mental. Você trabalha o corpo com alongamentos específicos e também a mente, com exercícios de meditação e respiração. Essa é uma técnica que surgiu na Índia, mas hoje possuí adeptos no mundo inteiro, incluindo aqui no Brasil. São inúmeros os benefícios. Você melhora o condicionamento físico e sua qualidade de vida.

A Yoga faz bem para o corpo e para mente. (Foto: Divulgação)

Benefícios físicos da Yoga

Confira alguns dos benefícios que a Yoga traz para o seu corpo. São apenas alguns deles.

Normalização de peso

É possível emagrecer ou equilibrar o peso através da Yoga. Dependendo da intensidade dos exercícios, a arte traz uma queima calórica para o seu organismo. É uma perda que acontece aos poucos, mas aparece com uma frequência correta dos exercícios.

Os exercícios aumentam a flexibilidade e tonificam os músculos. (Foto: Divulgação)

Aumento da força e vigor

Os músculos ganham mais força e você mais elasticidade. Muitos exercícios pedem equilíbrio em diferentes posições. Isso faz com que os músculos trabalhem com força total. Com meses de Yoga, você começa a perceber uma diferença na estrutura muscular.

Aumento da eficiência respiratória

Muitos exercícios da Yoga trabalham com a respiração. Sendo assim, você ganha mais folego e consegue controlar diferentes situações apenas com uma respiração adequada. A meditação requer muito do fato de respirar de uma forma diferente. Aos poucos é possível aprender todas as técnicas e conseguir ótimos resultados.

Melhoria da postura, diminuindo dores nas costas

Um dos principais motivos que leva as pessoas à procurarem a Yoga é a solução para dores no corpo. As posições ajudam na postura e diminuem essas dores, principalmente a dor nas costas, dor essa que atinge uma enorme parte da população.

Dores de coluna podem ser aliviadas com a Yoga. (Foto: Divulgação)

Benefícios Mentais da Yoga

Além dos benefícios físicos, a Yoga ao oxigenar fortemente o cérebro, estimula a concentração, o discernimento e a serenidade. A atividade ainda reduz e anula o “stress” do dia a dia. Alguns benefícios mentais da Yoga são:

Aumento da memória, concentração e nível de consciência voluntária

Diminuição da ansiedade

Diminuição da hostilidade, depressão e ansiedade

Mais estabilidade e equilíbrio mental e emocional

Aumento do bem-estar com melhores estados emocionais

Diminuição das dependências psicológicas

Aumento da paz interior

Ajuda a desenvolver uma atitude positiva em relação à vida

Leia também:

Hot Yoga: o que é

Yoga para os olhos: como fazer

 

 

Top