Conheça os benefícios da vitamina D

A vitamina D é produzida pelo próprio mecanismo do corpo humano, é ativada pelos raios solares o qual interage com os hormônios que regulam…

A vitamina D é produzida pelo próprio mecanismo do corpo humano, é ativada pelos raios solares o qual interage com os hormônios que regulam a reunião de cálcio no corpo. Pesquisas recentes têm mostrado que o nutriente além de regular o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos, reforça a imunidade, ajuda a emagrecer e protege o coração. Abaixo confira todos os benefícios desse nutriente!

A vitamina D é localizada em alimentos como gema de ovos, fígado e óleos de peixe. O nutriente atua como um hormônio, o qual mantém as concentrações de fósforo e cálcio no sangue através da redução ou do aumento da assimilação desses minerais no intestino. Por contribuir para o crescimento e possibilitar a fixação do cálcio nos ossos, ela também é muito importante para gestantes, crianças e mães que amamentam.

A falta desse nutriente no organismo pode ser identificado através de testes em laboratórios, por exame de sangue ou pela análise da urina. Os sintomas mais frequentes em adultos são: falta de equilíbrio, cansaço e dor. Por outro lado, a falta desse hormônio no corpo de crianças pode desenvolver raquitismo, ou seja, doença que gera fraqueza e perda óssea.

Devido a sua competência para combater a pressão arterial, afastar o risco de câncer e controlar o peso, a vitamina D tem sido evidenciada em várias pesquisas científicas. É um nutriente fundamental para o tratamento de osteoporose por ajudar a absorção de cálcio. Outras pesquisas também apontam que a vitamina também auxilia o combate de doenças como: infecções, tumores e auto-imunes.

Além desses benefícios ela também atua na excreção de insulina. A carência dessa vitamina no organismo, segundo estudos pode causar a intolerância a glicose. Ativada pelos rins, a vitamina é produzida na pele. Por isso pessoas com insuficiência renal carecem dos suplementos desse nutriente.

Leia Também:  Marcas e preços de espumantes

Como a vitamina é a ativada através do contato com os raios solares, é recomendável que todas as pessoas se exponham diariamente em média 15 minutos por dia. Procure passar o filtro solar apenas no rosto, deixando os braços e as pernas livres, pois, o filtro impede absorção da luz. Para as pessoas mais claras, a exposição de 15 minutos durante três vezes por semana já o suficiente.

Top