Conheça os benefícios da nota fiscal eletrônica

Quando tratamos de questões relacionadas à arrecadação de impostos ou tributos no Brasil, a maioria de nós não se preocupa em manter uma atenção mais apurada…

Quando tratamos de questões relacionadas à arrecadação de impostos ou tributos no Brasil, a maioria de nós não se preocupa em manter uma atenção mais apurada ao assunto. Por conta disso, não reparamos que algumas arrecadações trazem benefícios tanto para a sociedade quanto às empresas. Estamos nos referindo a Nota Fiscal Eletrônica.

Para quem ainda não conhece, a Nota Fiscal Eletrônica é parte de um conjunto de procedimentos de um projeto chamado Sistema Público de Escrituração Digital ou SPED. Ele se subdivide em três outros projetos sendo SPED Contábil, SPED Fiscal e a Nota Fiscal Eletrônica. Mas, o que isto representa? Qual a importância disso? Vamos aos detalhes.

Essa nova mudança da gestão fiscal trará uma série de benefícios. Com a sua implantação, a própria sociedade terá uma maior responsabilidade com a nova forma de administrar esta gestão fiscal. Não resta dúvida que isto também representa uma proposta melhor para a modernidade tecnológica no país, o que proporcionará um melhoramento significativo na relação fisco x contribuinte. Sem contar que a obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica também traz mais oportunidades de ganho para o Estado, pois este pode intensificar melhor a fiscalização, melhorar a transparência e reduzir consideravelmente) a utilização de papel na emissão das notas fiscais.

Outro benefício que é preciso ser destacado é quanto às mudanças na rotina de trabalho do administrador público visto que será preciso realizar um planejamento com maior riqueza de detalhes. Quanto aos emissores, os principais benefícios são: Redução dos custos de processos representando assim, maior controle de estoques, logística e faturamento; Redução de custo quanto à impressão, aquisição de papéis e armazenagem de documentos fiscais.

E para os destinatários? Quais são os pontos positivos? Vamos mencionar: Melhor planejamento da logística possibilitando assim, a recepção antecipada de toda a informação da nota fiscal eletrônica. Outro: Redução de erros de escrituração. Contudo, toda esta integração e compartilhamento de informações nos serviços significam uma melhora significativa quanto à modernização da administração tributária brasileira. Com isto, os custos são reduzidos tanto para o contribuinte quanto para o próprio governo.

Caro leitor, salientamos que uma grande diferenciação no formato de arquivo é que ele poderá ficar disponível para qualquer sistema extrair informações de forma seletiva. Contudo, toda esta transformação fará com que haja um fluxo de informações entre os parceiros com mais qualidade, precisão e economia.

Portanto, percebe-se que toda essa mudança trará muitos benefícios para a sociedade, governo e contribuintes. Certamente, teremos uma forma mais correta quanto ao uso da nota fiscal e um controle mais efetivo sobre os tributos.

Top