Conheça os benefícios da lichia para a saúde

Conheça os benefícios da lichia para a saúde. A lichia é uma fruta de origem asiática, que conquistou o mundo com o seu sabor…

Conheça os benefícios da lichia para a saúde. A lichia é uma fruta de origem asiática, que conquistou o mundo com o seu sabor adocicado e composição nutritiva. Sua casca é vermelha e áspera, enquanto a polpa é gelatinosa, translucida e bem suculenta. As pessoas costumam comer lichia “in natura” ou utilizá-la no preparo de receitas, como compotas, sucos e geleias.

Conheça os benefícios da lichia para a saúde. (Foto Ilustrativa)

Conheça os benefícios da lichia para a saúde. (Foto Ilustrativa)

As propriedades nutricionais da lichia previnem doenças e ajudam a viver de maneira mais saudável. A frutinha é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, potássio, sódio e cálcio. Cada unidade tem 66 calorias.

Leia mais: Lichia ajuda a emagrecer

Conheça os benefícios da lichia para a saúde

Que tal incluir essa frutinha saborosa no seu cardápio? Conheça os benefícios da lichia para a saúde:

Ajuda a emagrecer

As pessoas que sofrem com problemas de saúde relacionados ao sobrepeso e à obesidade podem contar com a lichia. Embora seja rica em carboidratos, essa fruta tem baixa carga glicêmica, ou seja, controla a liberação de insulina e consequentemente evita o aumento de gordura abdominal.

Faz bem para o sistema renal

A fruta asiática tem alto índice de potássio na sua composição, por isso ela atua a favor do sistema renal. O nutriente previne disfunções e combate a retenção de líquido.

A lichia melhora o funcionamento do sistema renal. (Foto Ilustrativa)

A lichia melhora o funcionamento do sistema renal. (Foto Ilustrativa)

Previne câncer

Alguns estudos já comprovaram que a lichia ajuda a prevenir câncer. Isso mesmo! A fruta tem nutrientes que combatem o crescimento das células cancerígenas. A presença de flavonóides na polpa, por exemplo, é muito importante para evitar câncer de mama.

Reduz a pressão arterial

Quem sofre de hipertensão deve incluir algumas unidades de lichia no carrinho de compras. Essa fruta, por ser rica em potássio, mantém o corpo fluído e reduz a pressão arterial.

Saiba mais: Lichia, o morango chinês

Combate diarreia e desidratação

A lichia pode ser usada para fazer um chá terapêutico. Essa bebida, preparada a partir da casca da fruta, é rica em antioxidantes, por isso combate problemas como diarreia e desidratação. Dizem que a infusão também atua contra tosse, dor de garganta e lesões nos nervos. É um santo remédio caseiro, não é mesmo?

O chá preparado com a lichia é considerado terapêutico. (Foto Ilustrativa)

O chá preparado com a lichia é considerado terapêutico. (Foto Ilustrativa)

Além dos tópicos citados acima, a frutinha vermelha oferece muitos outros benefícios à saúde. Já se sabe que ela fortalece o sistema imunológico, melhora a aparência do cabelo, facilita a digestão e ajuda o corpo a produzir mais energia.

Veja também: As melhores frutas para o verão

É importante que você conheça os benefícios da lichia para a saúde, pois assim terá fortes motivos para incluir essa frutinha no cardápio. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top