Conheça os animais que não enxergam cores

Há uma curiosidade muito grande sobre a visão dos animais. Esta dúvida é bastante comum de acontecer, principalmente por causa da grande difusão de…

Cães também enxergam as cores (Foto:Divulgação)

Há uma curiosidade muito grande sobre a visão dos animais. Esta dúvida é bastante comum de acontecer, principalmente por causa da grande difusão de informações erradas a respeito do assunto. A maioria dos animais enxerga sim as cores e inclusive alguns enxergam mais tons do que os humanos.

A questão maior é  se cães e gatos são capazes de diferenciar diferentes cores. A resposta é sim, porém eles não enxergam tão bem quanto as pessoas. Os cães e gatos possuem quantidades menores de Cones e Bastonetes, células responsáveis pela visão em cores. Por isso estes animais identificam basicamente cores como azul e amarelo, não conseguindo distinguir tons como o vermelho ou o verde.

E quanto ao Touro. Será que ele enxerga a cor vermelha da capa que se agita diante dele? A resposta é não. O touro não enxerga cores e o que atrai sua atenção para a capa é o movimento causado por ela.

Os touros não enxergam as cores (Foto:Divulgação)

Ao contrário das espécies já citadas alguns animais enxergam muito bem, às vezes melhor até que a raça humana. Este é o caso do macaco, esquilo, pássaros, insetos e alguns peixes. Esta vantagem se dá devido às necessidades adaptativas de cada espécie. Uma boa visão ajuda estes seres a encontrar comida e água e em outros casos, ajuda a identificar os frutos maduros dos verdes.

Além disso, a identificação das cores contribui para se reconhecer animais da mesma espécie e ajudar a encontrar o parceiro ideal par eles.

Afinal, quais são os animais que não enxergam as cores?

Este é o caso de animais que possuem pouca ou nenhuma célula da visão e por isso só percebem as mudanças da intensidade da luz, nada mais do que isto. Os animais que não conseguem ver cores devido a ausência de Cones e Bastonetes são o polvo e a salamandra.

Continuar Lendo  Fotos de animais engraçados

Outros animais também não são capazes de distinguir ou identificar cores, mas por outro motivo, estes possuem manchas oculares. Isto acontece com as minhocas da terra, que usam este artifício para se esconder em lugares frios e escuros. A mesma coisa acontece com as sanguessugas e as medusas do mar.

Peixe Abissal não enxerga nem diferencia a luz (Foto:Divulgação)

As estrelas do mar também não veem as cores e possuem uma forma de enxergar diferente dos outros animais. Ela através da movimentação dos seus braços, identifica a luz e a escuridão. Outros exemplos de animais com visão semelhante são os crustáceos, moluscos, vermes e larvas marinhas.

Já os peixes abissais também não enxergam nem as cores nem a luz, isto acontece porque nas profundezas onde esta espécie vive não há luminosidade alguma. Por isso não há necessidade deste peixe ter uma visão aprimorada.

A natureza é sábia e certamente fornece, para cada ser vivo, o essencial para sua sobrevivência.

Top