Conheça os alimentos mais soníferos

Passar noites em claro, sem conseguir dormir e desfrutar de um sono reparador é um problema que afeta a qualidade de vida de muitas…

Passar noites em claro, sem conseguir dormir e desfrutar de um sono reparador é um problema que afeta a qualidade de vida de muitas pessoas. Entretanto, nem sempre é preciso recorrer ao uso de medicação para resolver esse tipo de problema, pois existem alguns alimentos capazes de ajudar. Fique por dentro do assunto e conheça os alimentos mais soníferos.

Confira dicas para ter uma boa noite de sono.

A solução para a dificuldade de dormir pode estar na cozinha! (Foto: divulgação)

Alimentos que fazem dormir

Confira a lista com os cinco principais alimentos que ajudam a dormir, garantindo todas as horas de sono necessárias para um bom descanso:

  • Leite quente

A boa e velha receita da vovó realmente funciona e o leite quente é, muito provavelmente, o mais popular indutor do sono. Seu efeito se deve ao L-triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que é um hormônio indispensável para quem pretende ter uma noite revigorante. Além desses benefícios, o leite ainda é uma excelente fonte de cálcio, que também ajuda a dormir.

  • Aveia

A aveia é bastante saudável e funciona como um excelente indutor do sono. Consumir aveia estimula um aumento da liberação de insulina, um dos fatores responsáveis por causar aquele soninho tão gostoso que aparece logo após as refeições. A aveia ainda possui melanina em sua composição, que funciona como um sonífero natural.

Conheça os principais alimentos indutores de sono. (Foto: divulgação)

  • Pão

O pão é bastante saboroso e pode ajudar na busca por noites de sono revigorantes. Por ser uma excelente fonte de carboidrato, esse alimento estimula a secreção de insulina, que tem o sono como um de seus efeitos secundários no organismo.

  • Cerejas
Leia Também:  Conheça os Hábitos do Dia a Dia que Prejudicam a Saúde

As frutas de coloração vermelha intensa são ótimas fontes de melatonina, o hormônio responsável por regular o ciclo circadiano, o relógio biológico. Seja na forma fresca ou em conservas, as cerejas são ótimas alternativas para organizar o sono.

  • Banana

A banana é um dos alimentos mais ricos em potássio e magnésio, e esses dois elementos funcionam como relaxantes musculares naturais. Além de ser bastante saborosa e ajudar a acabar com as noites mal dormidas, existem outras vantagens em comer banana. Essa fruta é rica em aminoácidos precursores da serotonina e melanina, dois hormônios muito importantes para o metabolismo cerebral e que também ajudam a dormir.

Saiba quais são os tratamentos contra insônia.

O sono revigorante é muito importante para garantir a energia do dia a dia. (Foto: divulgação)

A dificuldade para dormir é um problema enfrentado por muitas pessoas, que acabam tendo seu desempenho no dia a dia prejudicado pela falta de descanso. A boa dica é que a solução para esse problema pode ser encontrada na cozinha, com alguns alimentos que ajudam a regular o ciclo circadiano, relaxar a musculatura e aumentar a produção de hormônios que ajudam a pegar no sono.

Top