Conheça o piso ideal para cada ambiente da casa

A gente anda por cima dele e nem sempre presta atenção no tipo de piso que reveste nossas casas, porém quando chegar a hora…

Por Redacao em 29/09/2011

A gente anda por cima dele e nem sempre presta atenção no tipo de piso que reveste nossas casas, porém quando chegar a hora de reformar ou comprar um novo imóvel é importante escolher um piso que seja elegante e também prático para a limpeza e manutenção do dia-a-dia, além disso, os diferentes cômodos da casa pedem pisos diversos, cada um com a sua necessidade.

Como o piso não é um tipo de material que é trocado com frequência, o ideal é não economizar na hora de escolher o melhor e levar para casa um material com mais qualidade. Materiais com qualidade inferior deixarão o visual do piso feio, podendo ficar irregular e até quebrar. Confira que tipos de pisos ficam melhor nos diferentes ambientes da casa, para atender a necessidade de cada um.

Pisos para os quartos

Embora não haja regras para qual piso escolher, a sugestão é que os quartos sejam revestidos com pisos de madeira, que dão uma sensação de conforto a quem está no ambiente, porém os pisos de madeira não devem ser usados em locais que possam conter água, pois é difícil mantê-lo limpo com terra, por exemplo.

Como assoalhos de madeira maciça são bem mais caros, usar laminados ou carpetes de madeira pode ser a solução para quem quer gastar menos. Os pisos de buriti e de mamona são opções que tem densidade próxima da madeira, são muito duráveis e dão uma sensação de massagem nos pés.  É importante também dar preferência à matéria-prima de reflorestamento, que não agride tanto a natureza.

Pisos para banheiros e cozinhas

Normalmente nessas áreas são usados pisos frios, como a cerâmica e o porcelanato (este último contém uma ótima resistência à abrasão, dura bem mais que os demais e encontra-se em maior variedade de tons e texturas). Para quem quer uma limpeza ainda mais fácil, a opção do acetinado sem brilho é a melhor.

Pisos para a sala

A sala é o cartão postal da casa, lugar onde você receberá seus convidados e por isso a boa decoração deve ser indispensável. Lembre-se que o piso mostra seu estilo de vida e gosto pessoal, usar revestimentos com desenhos delicados e cores igualmente singelas, passa suavidade do ambiente, já materiais com brilho e cores fortes revelam ambiente modernos.

A escolha do piso para a sala é bem democrática, ficando à mercê do desejo dos donos da casa. Caem bem os pisos de madeira, porcelanato ou laminado (este com preço bem mais barato que os demais e montagem mais rápida). Se você escolher pela cerâmica (esmaltadas, naturais ou porcelanato) prefira usar tapetes na sala.

Pedras como mármore e granito ficam bem para revestir o piso da sala de estar, são duradouros e fáceis de limpar. O piso emborrachado só deve ser utilizado se a sala for de ginástica!

O que evitar em qualquer cômodo

Evite pisos de cimento queimado, carpetes, marmorite e as pastilhas vitrificadas, estas estão fora de moda.

Top