Conheça o Memorial Construído para as Vítimas do World Trade Center

Estamos próximos do aniversário de mais um ano da tragédia ocorrida com as torres gêmeas, na cidade de Nova York, data esta lamentada por…

Estamos próximos do aniversário de mais um ano da tragédia ocorrida com as torres gêmeas, na cidade de Nova York, data esta lamentada por nações do mundo inteiro. Onde nada, ou pouca coisa pode ser feito para salvar centenas de pessoas que ocupavam o interior dos prédios.
É uma tragédia sem tamanho, pois quando o voo 11 e o voo 175 da American Airlines atingiram as torres gêmeas com a diferença de 17 minutos entre eles, em 11 de setembro de 2001, causaram pânico à incompreensão ao mundo inteiro, destruição e muitas perdas, acima de todas elas, a vida de cada pessoa que estavam no prédio.

Nada mais justo do que no local onde ocorreu o terrível atentado terrorista com as torres gêmeas ser construído um memorial em homenagem as centenas de vitimas que ocupavam os prédios que até então eram os mais altos do mundo. As Torres gêmeas, como eram chamadas atraíram milhares de turistas todos os dias, sem contar às pessoas que trabalhavam no local em diversas áreas diferentes, e tudo foi destruído em apenas algumas horas, matando um número alto de pessoas que estavam nas torres, e profissionais como bombeiros e policiais que ajudavam no resgate das vítimas.

Um memorial e museu serão construídos onde as torres gêmeas estavam localizadas, o local ficou conhecido como “marco Zero” e serão anunciados os memoriais no dia 12 de setembro, assim que a tragédia completará 10 anos. No local serão postos depoimentos, fotos, pertences das quase 3 mil vitimas do atentado que chocou o mundo, e uma grande parece terá o rosto de todas as vitimas do ataque.

Duas quedas d’água, que foram construídos com a intenção de ser um “espelho” natural, refletindo o céu e dando sempre a impressão de ausência no local, as quedas de água foram construídas para simbolizarem a ausência das duas torres e por isso contém o mesmo diâmetro das torres gêmeas, o que torna as quedas de água as maiores já construídas na América do norte. Já no parapeito das fontes foram escritos os nomes de todas as vítimas do atentado, a bronze.

Leia Também:  Cielo Visanet

Em volta do memorial e das quedas foram plantadas mais de 400 árvores, com a intenção de tornar a área um local agradável de convivência para os nova-iorquinos, e visitantes. O presidente do memorial Joe Daniels em, uma declaração afirmou que a intenção do local não é apenas lembrar as vítimas do atentado, mas também dar ênfase ao espírito de união e solidariedade que foi disseminado após a tragédia do 11 de setembro.

O local terá como seu principal edifício, a torre chamada “Freedom tower” (torre da liberdade), entretanto sua inauguração está prevista para o ano de 2013, e será maior do que as torres gêmeas, com 541,3 metros de altura, enquanto o World Trade Center tinha 526,3 metros de altura. O “Freedom tower” recebeu muitas críticas, tanto em relação ao seu designer, quanto constantes comparações com as antigas torres gêmeas, entretanto autoridades ligadas ao projeto declararam que a torre freedom “não é um novo World Trade Center”.

O designer do memorial foi escolhido entre mais de 5.200 opções, selecionado em uma competição que envolveu mais 63 países. Agora é só aguardar a inauguração para se ter ainda mais noticias sobre esta homenagem a todas as vitimas do atentado do 11 de setembro.

Top