Conheça o holograma touchscreen

Qualquer um que já tenha utilizado uma tela sensível ao toque sabe que seus comandos são muito mais intuitivos que através de periféricos tradicionais…

Qualquer um que já tenha utilizado uma tela sensível ao toque sabe que seus comandos são muito mais intuitivos que através de periféricos tradicionais como mouse e teclado. Até mesmo crianças em idade pré-escolar podem manusear tais equipamentos com relativa precisão. Mas o que aconteceria se o mesmo princípio de comandos com gestos fosse aplicado aos hologramas?

Pensando nisso, um jovem estudante universitário da Rússia desenvolveu um sistema que, além de gerar imagens holográficas, permite a interação do usuário através de toques e gestos na própria imagem conhecido como DisplAir. O resultado parece ter saído de filmes de ficção científica, mas são plenamente funcionais.

Como funciona?

Para projetar as imagens em pleno ar, o aparelho conta com um sistema de fumaça fria (similar ao gelo seco). Dessa forma, o conjunto de projetores consegue formar as imagens em pleno ar utilizando a fumaça como anteparo.

Para fazer a leitura dos gestos do usuário, o sistema conta com sensores infravermelhos parecidos com o do Microsoft Kinect do Xbox 360. Apesar da baixa resolução das imagens, o mecanismo consegue um tempo de resposta para os gestos de apenas 0,2 segundos.

O DisplAir ainda está em fase de testes, mas o seu conceito já foi vendido e deve ser lançado comercialmente dentro dos próximos anos. Estima-se que tal sistema deve ter um custo final de 4 a 30 mil dólares dependendo do tamanho das imagens.

Top