Conheça o holograma touchscreen

PUBLICIDADE

Qualquer um que já tenha utilizado uma tela sensível ao toque sabe que seus comandos são muito mais intuitivos que através de periféricos tradicionais como mouse e teclado. Até mesmo crianças em idade pré-escolar podem manusear tais equipamentos com relativa precisão. Mas o que aconteceria se o mesmo princípio de comandos com gestos fosse aplicado aos hologramas?

Pensando nisso, um jovem estudante universitário da Rússia desenvolveu um sistema que, além de gerar imagens holográficas, permite a interação do usuário através de toques e gestos na própria imagem conhecido como DisplAir. O resultado parece ter saído de filmes de ficção científica, mas são plenamente funcionais.

Como funciona?

Para projetar as imagens em pleno ar, o aparelho conta com um sistema de fumaça fria (similar ao gelo seco). Dessa forma, o conjunto de projetores consegue formar as imagens em pleno ar utilizando a fumaça como anteparo.

PUBLICIDADE

Para fazer a leitura dos gestos do usuário, o sistema conta com sensores infravermelhos parecidos com o do Microsoft Kinect do Xbox 360. Apesar da baixa resolução das imagens, o mecanismo consegue um tempo de resposta para os gestos de apenas 0,2 segundos.

O DisplAir ainda está em fase de testes, mas o seu conceito já foi vendido e deve ser lançado comercialmente dentro dos próximos anos. Estima-se que tal sistema deve ter um custo final de 4 a 30 mil dólares dependendo do tamanho das imagens.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.