Conheça o esmalte que detecta Boa noite Cinderela

Conheça o esmalte que detecta Boa noite Cinderela, um produto que promete reduzir os golpes realizados com a ajuda da droga em baladas e…

Por Isabella Moretti em 01/09/2014

Conheça o esmalte que detecta Boa noite Cinderela, um produto que promete reduzir os golpes realizados com a ajuda da droga em baladas e festas. O cosmético é capaz de mudar de cor assim que detecta a presença da substância no copo de bebida.

Conheça o esmalte que detecta Boa noite Cinderela. (Foto: Divulgação)

Entenda o golpe Boa Noite Cinderela

O golpe “Boa Noite Cinderela” é uma prática comum no mundo todo. O golpista geralmente escolhe suas vítimas em bares e baladas. Depois, adiciona um sonífero na bebida da pessoa em um momento de distração. Desacordado, o indivíduo se torna uma presa fácil para roubo e estupro.

Os efeitos do Boa Noite Cinderela são bem típicos e fáceis de identificar. Primeiro a pessoa acorda e percebe que foi roubada ou violentada sexualmente. Ela também não consegue se lembrar dos seus passos à noite e nem com quais pessoas se envolveu.

Leia mais: Copo que detecta ‘boa noite Cinderela’

Conheça o esmalte que detecta Boa noite Cinderela

Você não quer se tornar uma presa fácil para os golpistas? Então conheça o esmalte que detecta Boa noite Cinderela:

O esmalte que detecta Boa Noite Cinderela foi desenvolvido pela empresa “Undercover Colors”, criada por quatro estudantes da Universidade da Carolina do Norte. O produto muda de cor assim que entra em contato com substâncias soníferas presentes na bebida, tais como GHB e Rohypnol.

No golpe "Boa Noite Cinderela", um estranho coloca droga na bebida da vítima. (Foto: Divulgação)

O funcionamento do esmalte é bem simples e prático. A mulher aplica o produto normalmente nas unhas. Se ela suspeitar de algo errado com a bebida, deve mexer sutilmente com a ponta do dedo. Caso haja uma alteração na cor do esmalte, significa que há uma das drogas utilizadas no golpe “Boa Noite Cinderela”.

A princípio, o esmalte que muda de cor ao constatar o “Boa Noite Cinderela” recebeu uma série de elogios nas redes sociais. As mulheres se sentiram satisfeitas por existir um produto capaz de prevenir golpes e aumentar a sua segurança de forma discreta. No entanto, o projeto começou a receber críticas recentemente e ter a sua viabilidade questionada.

Quem teme se tornar vítima de Boa Noite Cinderela ainda não pode usar o esmalte. Isso porque o produto se encontra em fases de testes para ampliar o número de drogas identificáveis.

Críticas ao esmalte que detecta Boa noite Cinderela

Os ativistas anti-estupro não gostaram muito da ideia de existir um esmalte com “poderes especiais”. Jessica Valenti, uma das integrantes do movimento, fez a seguinte declaração ao jornal britânico The Guardian: “Agradeço que jovens queiram frear o assédio sexual, mas qualquer coisa que coloca o ônus sobre as mulheres para ‘discretamente’ evitarem serem estupradas perde o ponto”.

O novo esmalte vem recebendo críticas dos ativistas anti-estupro. (Foto: Divulgação)

Há quem diga que o esmalte que detecta Boa noite Cinderela reforça a cultura do estupro na sociedade. Algumas pessoas também argumentaram que o produto que ‘muda de cor’ não é tão necessário diante de uma profunda necessidade de conscientização sobre assédio sexual.

Conheça o esmalte que detecta “Boa noite Cinderela” e tire as suas próprias conclusões sobre o produto. Será mesmo que ele é seguro? Ou está apenas se aproveitando de um problema social para fazer marketing?

Top