Conheça as vantagens dos hidratantes manipulados

Devido a ampla oferta de cosméticos industrializados – que tomam conta das prateleiras de perfumarias – confiar na ação dos produtos manipulados, atualmente, é…

Os manipulados possuem uma fórmula característica, onde se pode incluir um conteúdo e retirar outro.

Devido a ampla oferta de cosméticos industrializados – que tomam conta das prateleiras de perfumarias – confiar na ação dos produtos manipulados, atualmente, é uma tarefa cada vez mais complexa.  Essa facilidade realmente favorece o uso de cremes prontos, porém praticidade nem sempre significa eficácia, sobretudo, para os especialistas que entendem do assuntos: os dermatologistas.

Por isso, muitos especialistas recomendam a fórmula especial, característica, onde se pode incluir um conteúdo e retirar outro, de acordo com a necessidade de cada tratamento. A chave do sucesso das manipulações é a qualidade da matéria-prima e a rigidez ao manipular os teores, de modo que suas propriedades sejam conservadas. Confira a seguir a opinião de alguns especialistas sobre as vantagens de produtos manipulados.

Há 10 anos, a maior parte dos dermatologistas optava por recomendar as fórmulas manipuladas. Mas de uns anos pra cá, as recomendações são bem repartidas, já que os industrializados sofreram uma grande transformação, em termos de fabricação e tecnologia, e atualmente se apresentam mais eficientes.

Confiar na ação dos produtos manipulados, atualmente, é uma tarefa cada vez mais complexa.

“Os manipulados permitem ao médico associar substâncias que seriam encontradas em dois ou três cremes industrializados separadamente, nas concentrações que desejar. De acordo com o resultado, é possível aumentar ou diminuir os ativos a cada consulta, isto é, nas próximas receitas. Outro ponto a favor é que o médico pode ainda determinar o tipo de conservante da fórmula, a fim de evitar alergias”, disse o dermatologista João Carlos Lopes Simão, coordenador do ambulatório de Cosmiatria do Hospital das Clínicas da USP, de Ribeirão Preto (SP).

Leia Também:  Alho atua no combate a vários tipos de doenças

“No creme manipulado, conseguimos agregar ativos mais adequados para cada problema, ou seja, inserir no hidratante um clareador, um antienvelhecimento ou uma substância de controle da oleosidade, e assim usar concentrações maiores de ativos, que muitas vezes não são encontradas em cremes industrializados. É possível também potencializar, apressar os resultados e evitar o uso de vários produtos sobre a pele, um para cada problema. Por outro lado, a indústria se esmerou e hoje já apresenta produtos mais completos, que combinam ativos como filtro solar e substâncias antienvelhecimento e que controlam a oleosidade; ou ainda clareadores e antienvelhecimento, as possibilidades são muitas”, disse Solange Teixeira, colaboradora do departamento de dermatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

De acordo com os benefícios

Se o objetivo é promover, revigorar e clarear células, rejuvenescer e tonalizar à pele, a melhor opção é o uso de manipulados.

Como a indústria precisa considerar um número maior de pessoas, suas matérias-primas possuem uma atuação mais comum, isto é, são mais suaves, exatamente pra prevenir alergias. Desse modo para certas necessidades, os produtos manipulados são a melhor opção, como por exemplo, promover, revigorar e clarear células, rejuvenescer e tonalizar à pele são resultados obtidos quase somente à base de ácidos. Desse modo, se o objetivo é conseguir esses benefícios, a melhor opção é realizar uma fórmula manipulada que admite uma boa concentração desses ativos.

Confira algumas vantagens particulares dos produtos manipulados

1. Numa mesma fórmula, pode se combater dois ou mais problemas, por exemplo, envelhecimento e manchas;

2. São mais característicos, o que facilita um tratamento preciso;

3. Permitem a concentração de substâncias que o especialista achar necessário, podendo ser modificada de acordo com o resultado notado na consulta;

Leia Também:  Benefícios do cloreto de magnésio

4. Possuem um preço mais acessível, se comparados com marcas internacionais.

Top