Conheça as vantagens de ter pássaros em casa

Quem é que não gosta de ter um animal de estimação. Eles servem de companhia para quem vive sozinho e deixam a casa muito…

A cria de aves silvestres é algo cada vez mais comum entre os brasileiros.

Quem é que não gosta de ter um animal de estimação. Eles servem de companhia para quem vive sozinho e deixam a casa muito mais alegre. Alguns donos acabam desenvolvendo um carinho tão profundo pela cria que a tratam como se fizesse parte da família.

Geralmente, as pessoas preferem domesticar cães e gatos. Entretanto, também existe quem cuida de bichos mais exóticos, como tartarugas, peixes, répteis e aves. No caso dos pássaros, há diversas vantagens associadas à sua cria, bem como alguns cuidados que precisam ser tomados.

O interessado na compra de uma ave deve seguir alguns critérios legais, como os estabelecidos pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que no início do ano passado assinou uma Instrução Normativa com o intuito de regulamentar este tipo de criação.

Agora, todos os processos e atividades ligados ao animal (compra, venda, exposição etc.) são de responsabilidade do IBAMA.

Durante muito tempo, a domesticação de pássaros silvestres foi feita de modo desordenada, sem nenhum controle. A falta de um mecanismo legal que a normalizasse acabava criando uma série de problemas de denúncias e maus-tratos. Agora, com a oficialização de portarias, foram definidos procedimentos para disciplinar o setor e evitar capturas e o comércio ilegal.

Desde a implantação das novas normas, o IBAMA se tornou responsável por todas as etapas de criação, treinamento, transporte, compra e exposição de passeriformes da fauna silvestre nacional. Além disso, os agentes envolvidos neste processo foram divididos em duas categorias: o criador amador e o criador comercial. O primeiro inclui pessoa física que mantém em cativeiro aves sem interesse comercial. Já o segundo possui pessoa física ou jurídica que visa à comercialização de pássaros e a sua reprodução.

Leia Também:  Como evitar brigas na viagem de férias

Vantagens de criar pássaros em casa

Além de simpáticos, alguns pássaros oferecem bastante vantagens para quem deseja criá-los.

Além do gosto por este tipo de animal, os proprietários também levam em conta alguns fatores associados a sua criação. Por exemplo, uma das vantagens de se ter um pássaro em casa como bicho de estimação é o baixo custo com alimentação e cuidados veterinários.

Ele ainda ocupa pouco espaço, não faz muita sujeira, quase não oferece periculosidade (algumas espécies podem ser bem agressivas) e ainda é extremamente simpático. Por outro lado, você não deve deixá-lo sozinho e, se tiver filhotes, precisa tomar bastante cuidado, pois eles são mais suscetíveis a doenças.

Agora que você já sabe quais as vantagens e desvantagens de se criar uma ave, certamente não vai se arrepender na hora de escolher a sua.

Top