Conheça as melhores praias de mergulho

Águas cristalinas, alto-mar, fauna e flora marinhos, aventura e adrenalina: estes são alguns dos motivos para a prática do mergulho. Apesar de ser praticado…

Águas cristalinas, alto-mar, fauna e flora marinhos, aventura e adrenalina: estes são alguns dos motivos para a prática do mergulho. Apesar de ser praticado em diversos locais do mundo, existem sempre aquelas praias que apresentam elementos extras e cativam os mergulhadores. Pode ser a natureza ao redor, a diversidade animal ou a temperatura da água, o fato é que algumas praias, especificamente, guardam surpresas interessantes para quem estiver disposto a encarar maiores profundidades.

Top 3

Abaixo, listamos três locais imperdíveis para os praticantes de mergulho. Não estão em ordem e representam apenas dicas para quem está à procura de uma boa praia com águas profundas, cristalinas e muitas espécies de animais marinhos.

 

Blue Hole (Belize): parece cena de cinema ou alteração na imagem, mas o Blue Hole (ou Buraco Azul, em tradução livre) existe mesmo. Localizado entre o México e a Guatemala, trata-se de um buraco que fica no meio de um recife e forma um enorme círculo azul, que guarda em suas profundezas algumas formações rochosas que contam a história local. Bastante conhecido por mergulhadores do mundo inteiro, existem dois tipos de mergulhos feitos por lá: no lado sul e no lado norte. A visibilidade é variada e encontra-se em bom estado entre 15 e 30 metros de profundidade. Entre as espécies marinhas, é possível encontrar, por exemplo, o Tubarão Blacktip.

 

Ilhas Galápagos (Equador): além de ser um destino bastante conhecido pelos mergulhadores, é um local muito procurado por aqueles que procuram um local com natureza extremamente preservada e diversificada. Galápagos não é este lugar à toa: tombado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, o local abriga uma enorme reserva marinha, além de ter sido onde Charles Darwin desenvolveu a famosa Teoria da Evolução, ainda no século XIX. Para os mergulhadores de plantão, o mar de Galápagos oferece a oportunidade de ficar de frente com espécies de grande porte e passar por ambientes praticamente inexplorados até hoje, coisa rara de se encontrar.

Leia Também:  Cinco alimentos com colágeno para deixar sua pele mais firme

 

Fernando de Noronha (Brasil): as grandes dimensões do arquipélago brasileiro oferecem inúmeras possibilidades de mergulho. São 21 ilhas, rodeadas por águas transparentes que garantem visibilidade de até 50 metros de profundidade em alguns locais. Por ser um território onde não acontecem encontros de rios com o mar, as águas não são alteradas, mesmo em período de chuvas, o que garante que os bons períodos para mergulhos sejam constantes em Fernando de Noronha. Além disso, a grande preservação ambiental, garantida pela presença do IBAMA é outro fator que faz com que os mergulhadores encontrem boas condições para a prática do esporte. O fato de estar em território brasileiro pode ser um fator facilitador para os mergulhadores nacionais, que não devem deixar de conhecer o arquipélago.

E então, o que achou?! No Brasil ainda pode-se encontrar diversas opções para mergulho, uma delas inclusive está em Santa Catarina, o balneário de Bombinhas que é conhecido com a capital do mergulho nacional. Tem outras sugestões? Deixe seu comentário e participe.

 

Top