Conheça as doenças comuns na primavera

Difícil imaginar algo de negativo na estação mais florida do ano, o cheiro das flores invade nossas narinas, trazendo aromar suaves e especiais, a…

Por Redacao em 27/09/2011

Difícil imaginar algo de negativo na estação mais florida do ano, o cheiro das flores invade nossas narinas, trazendo aromar suaves e especiais, a beleza dos jardins encanta os olhos e tudo parece ficar mais bonito. O que poderia estragar esse cenário? As doenças típicas da primavera!

As alergias respiratórias são as doenças mais conhecidas, ocasionadas ou mais ativadas pelo pólen das flores que na primavera fica no ar e nós o respiramos com mais facilidade e constância. Ao respirar o pólen das flores, nosso organismo reage de forma explosiva àquela “agressão”, a alergia é uma reação do corpo para se defender do invasor. No Sul do Brasil onde as estações do ano são melhores divididas, as alergias são mais frequentes.

Sintomas das alergias respiratórias: Espirros constantes, nariz pingando sem parar, olhos vermelhos, tosse e falta de ar.

As doenças alérgicas como rinite, reações à picadas de insetos e a conjuntivite estão estre as doenças mais comuns da estação, são as mais conhecidas e atingem a todos, mas nas crianças essas doenças se manifestam com mais intensidade. Além das alergias, as crianças ficam suscetíveis às doenças virais e bacterianas como a varicela, gastroenterite, meningite e outras.

Outro agravante é a temida catapora, que em tempos quentes se prolifera com mais facilidade, aumentando os casos da doença na primavera e no verão.

Confira um infográfico muito interessante para entender como acontecem as doenças da primavera. Clique aqui.

Como se manter saudável na primavera?

É bem difícil evitar o contato com o causador das alergias respiratórias já que eles estão por toda parte e no ar, mas há outras formas de tentar ver as flores da primavera com muita saúde e disposição:

  • Sabendo que o pólen das flores é o maior vilão para surgimento das alergias, o ideal é tentar evitar o contato com ele, nas cidades grandes há mais grãos de pólen no início da manhã e final da tarde, mantenha sua casa fechada nesses períodos. Na zona rural o momento onde há maior número de pólen no ar é ao meio dia.
  • Evite ir aos locais com muita vegetação nos períodos de maior incidência de grãos de pólen no ar.
  • Use tecidos de algodão ao invés dos de lã, principalmente nas crianças.
  • Em regiões do Brasil onde o clima esfria muito à noite, ao sair nesse horário tenha sempre um casaco para se proteger do frio.
  • Para quem tem alergia asmática, a natação é um bom remédio.
  • Muitas pessoas acham que alergia é temporária e por isso não é importante conhecer e tratar, estão enganados, cerca de 50% de quem sofre de alergia apresenta limitações na sua rotina.

Top