Conheça as causas da hipertensão

Conheça as causas da hipertensão e aprenda um pouco mais a respeito desta doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo e…

Por Andre em 25/08/2014

Conheça as causas da hipertensão e aprenda um pouco mais a respeito desta doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo e é bastante perigosa, sendo a responsável por 45% dos ataques cardíacos e por mais da metade dos acidentes vasculares cerebrais que ocorrem no mundo, segundo os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

O consumo exagerado de sal é um dos principais causadores da hipertensão (Foto: Divulgação)

Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão aparece quando há o estreitamento das artérias, o que aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força, para fazer o sangue circular por todo o corpo. Tal força acaba danificando as artérias e dilatando o coração.

Também chamada de hipertensão arterial, a doença ataca o coração, o cérebro, os vasos sanguíneos e os olhos, além de poder causar a diminuição da função renal. Ela pode acometer homens e mulheres de qualquer idade.

Obesidade moderada, grave e mórbida: saiba mais

Colesterol alto: como combater

Conheça as causas da hipertensão

Conheça as causas da hipertensão (Foto: Divulgação)

Doença silenciosa, a hipertensão não apresenta sintomas alarmantes ou claramente identificáveis, o que a torna ainda mais perigosa. Os sinais da hipertensão costumam aparecer quando a pressão se eleva demasiadamente, consistindo em dores no peito, tonturas, dores de cabeça, palpitações e visão embaçada, entre outros.

Algumas das principais causas da hipertensão são:

– Obesidade

– Sedentarismo

– Consumo excessivo de sal

– Colesterol alto

– Tabagismo

– Estresse

– Consumo exagerado de bebidas alcoólicas

– Consumo de alimentos gordurosos

– Fatores genéticos

– Diabetes

– Sono inadequado

Entre os fatores de risco da hipertensão, também podem ser citados os distúrbios da tireoide e a idade avançada, já que com o passar dos anos, as artérias começam a se calcificar, perdendo a capacidade de dilatar. Por isso, as pessoas mais velhas precisam ficar ainda mais atentas, principalmente quando se identificam com os problemas citados acima.

Prevenção

O estresse é outro fator de risco da hipertensão (Foto: Divulgação)

Depois de conhecer as causas da hipertensão, é importante saber que a doença não tem cura. No entanto, ela pode ser controlada, com o tratamento mais adequado sendo indicado pelo médico.

Para prevenir o aparecimento da hipertensão é preciso evitar o cigarro e o consumo exagerado de álcool, reduzir o consumo de sal e gordura saturada, aumentar a ingestão de frutas e vegetais, praticar exercícios físicos regularmente, controlar o diabetes, manter o peso adequado e eliminar o estresse da sua vida.

Top