Conheça as calorias dos alimentos mais consumidos

As dúvidas que orbitam ao redor das calorias são inúmeras. São poucos os que sabem os valores calóricos dos alimentos que consomem com frequência…

As dúvidas que orbitam ao redor das calorias são inúmeras. São poucos os que sabem os valores calóricos dos alimentos que consomem com frequência e o quanto pode ser ingerido diariamente. Apesar de alguns especialistas estabelecerem médias sobre a quantia ideal de calorias que podem absorvidas pelo nosso organismo por dia, essa taxa varia de indivíduo para indivíduo.

Primeiro é necessário conhecer uma breve definição de caloria (kcal): é uma unidade de energia. São as calorias as responsáveis por fornecer “força” para que possamos realizar todas as tarefas que envolvam nosso corpo. Qualquer tipo de ação precisa de energia e por isso o consumo de calorias é constante, sem muitas vezes nem cessar.

Normalmente para satisfazer as necessidades diárias de uma rotina sem grandes esforços, a quantidade de calorias a ser ingerida varia entre 2000 e 2500. Entretanto, quanto se trata de uma pessoa que possui várias tarefas, este valor pode aumentar. Conhecer então a sua necessidade calórica é essencial para que não seja consumido calorias a mais, nem a menos. Caso a quantia de calorias ingeridas exceda o necessário, elas são transformadas e armazenadas em gorduras, que pode gerar o aumento de peso. Já quando acontece a falta de calorias, o corpo queima essas gorduras para acabar com o déficit, fazendo com que a pessoa perca peso.

Planejar a dieta é, então, essencial para quem possui objetivos específicos. Todos os alimentos têm diferentes taxas calóricas. Os industrializados apresentam na embalagem os valores nutricionais por porção, que devem ser analisados antes da compra. Verificando com cuidado esses índices é possível ficar ciente da quantidade de calorias que se está ingerindo, e assim programar uma dieta perfeita.

Leia Também:  Dietas que prometem resultado

Antes de tudo consulte um nutricionista para saber a média necessária de calorias que satisfaça suas necessidades diárias. Em seguida, você poderá escolher quais alimentos ingerir para manter o peso que busca. Mas fique atento: alimentos com altos índices de gordura (que constam na tabela nutricional) não fazem bem a saúde do organismo, por isso selecione os mais saudáveis.

Um café da manhã que inclui um pão francês com manteiga (170 kcal) , uma maça (81 kcal) e um copo de 200ml de leite integral (126 kcal) acrescenta 377 calorias a dieta diária. Trocando o leite por uma xícara de café com uma colher de açúcar simples (50 kcal) o quantia ingerida diminui para 301 calorias.

Em um típico almoço brasileiro, com um prato de 4 colheres de sopa de arroz (150 kcal), uma concha média rasa de feijão preto cozido (80 kcal), meia colher de servir de farofa de farinha de mandioca (37 kcal) e uma unidade de bife (110 kcal) proporciona também uma refeição de 377 calorias. Adicionando um copo de 250 ml de suco de laranja (160 kcal), essa “brincadeira” sobe para 537 calorias.

Já um jantar com 3 colheres e meia de macarrão cozido (105 kcal), uma porção (1 e 1/3 de colher de servir) de batata palito frita (58 kcal), 4 pedaços pequenos de carne cozida (20 kcal cada) e um copo de 200ml de refrigerante normal (115), a pessoa chega a consumir 358 calorias.

As sobremesas e doces também possuem um lugar de destaque na alimentação das pessoas: uma barra de cereal de banana de 25g apresenta 90 calorias; um tablete de chocolate de 30g, 150 kcal; uma colher de sopa de sorvete, 63 kcal; uma bala de 5g, 20 kcal; e uma fatia de 60g de bolo comum, 215 kcal.

Leia Também:  Gravatas estampadas: dicas para usar, modelos

Devemos ficar atentos também as comidas de fast-food e pizzarias. Uma fatia de pizza de calabresa com mussarela, por exemplo, possui 320 calorias. Um cachorro quente também apresenta uma elevada quantia da unidade, 330 calorias. Um hambúrguer, 290 kcal. E quem come um Big Mac, da rede Mc Donald’s, ingere simplesmente 590 calorias de uma só vez.

É surpreendente a diversidade e índices de calorias que existem nos alimentos. Com isso é necessário estar sempre lendo o rótulo desses produtos. É obrigação dos estabelecimentos também anunciarem esses valores. Já para conhecer a média de calorias de produtos que não são industrializados, como as frutas, o mais aconselhável é visitar um nutricionista.

Top