Conheça as Brasileiras que já Venceram o Miss Universo

Ser miss já foi o sonho de muita menina, não é mesmo? Talvez seja por isso que na última segunda-feira (12/09), muita gente tenha…

Ser miss já foi o sonho de muita menina, não é mesmo? Talvez seja por isso que na última segunda-feira (12/09), muita gente tenha parado para assistir a edição 2011 do Concurso de Miss Universo, foi realizado pela primeira vez no Brasil.

Um concurso de beleza dos mais tradicionais, o Miss Universo é realizado desde 1952. O Brasil passou a enviar representantes dois anos depois, em 1954, mas não pode ser considerado um país com tradição. Em função disso há quem cobre e torça por uma futura vencedora brasileira, e tenha se decepcionado por nossa representante, a miss Priscila Machado ter ficado em terceiro lugar, mas poucos lembram que o Brasil já teve sua beleza como consagrada no concurso. Isso aconteceu duas vezes: com Ieda Maria Vargas, em 1963; e com Martha Vasconcellos, em 1968.

– Ieda Maria Vargas

Ieda Maria Vargas, natural de Porto Alegre começou nos concursos em 1962, quando foi eleita Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul. Em seguida, Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul e o Miss Brasil até chegar ao Miss Universo e, aos 18 anos trouxe pela primeira vez o título de mulher mais bela do mundo ao Brasil.

Mas no Miss Universo a situação seria mais complicada. Isso porque Ieda não era a favorita: os jurados pareciam preferir a dinamarquesa Aino Korva, porém um deles – o ator britânico Peter Seller – havia se encantado com ela, dando nota máxima a todas as apresentações feitas por ela no concurso. Aliás, segundo o portal Terra, ele chegou a convidá-la para participar do primeiro filme da franquia de A Pantera Cor de Rosa, mas este convite acabou sendo recusado, assim como aqueles para posar nua. A moça tinha outras intenções.

Leia Também:  Naldo paga mal e dançarinas reclamam

Após o fim de seu reinado, ao qual revelou em entrevista a revista Época muitos anos mais tarde ter representado um baque – Ieda retomou os seus planos, de casar-se e ter filhos. Em 1968, casou-se com o empresário José Carlos Athanázio e teve dois filhos. Hoje, aos 66 anos, Ieda ainda vive em Porto Alegre e continua sendo reconhecida e dando autógrafos.

– Martha Vasconcellos

A professora de alfabetização baiana Martha Vasconcelos, não teve uma trajetória muito simples. Nascida em uma família tradicional. Ela contrariou os pais para participar do concurso Miss Bahia, do qual venceu.

Aborrecido pela desobediência, seu pai que era um importante advogado a proibiu de participar do Miss Brasi, que seria realizado no Rio de Janeiro e só conseguiu realizar o desejo graças a intervenção de Lomanto Júnior, o então Governador da Bahia. Desse modo Martha viajou, sendo acompanhada secretária da esposa do próprio governador porque sua mãe havia se recusado ir junto.

Com o fim de seu reindo, Martha também quis uma vida familiar. Seis dias depois de voltar ao Brasil, casou-se com seu namorado de infância. Teve dois filhos e também dedicou-se aos estudos. Hoje, aos 63 anos, tem mestrado em Saúde Mental e Aconselhamento obtido pelo Cambridge College de Boston, EUA.

Para quem torce, é preciso ter paciência e esperar mais um ano. Quem sabe na próxima uma brasileira não estará recebendo a coroa?

Fontes

Top