Conheça a trajetória de Hebe Camargo

Conheça a trajetória de Hebe Camargo

Hebe Camargo faleceu nesse sábado, 29 de setembro. A apresentadora vai deixar saudades, mas terá seu nome sempre gravado na história da TV no…

Por Élida Santos em 30/09/2012

Hebe Camargo faleceu nesse sábado, 29 de setembro. A apresentadora vai deixar saudades, mas terá seu nome sempre gravado na história da TV no Brasil, pois a ela participou da primeira transmissão ao vivo da televisão brasileira. Para homenagear essa ilustre mulher que nos deixou, vamos relembrar a vida da saudosa Hebe Camargo.

Leia mais sobre: Morre apresentadora Hebe Camargo

 

Hebe Camargo teve uma carreira brilhante (Foto: Divulgação)

Hebe Camargo: quando tudo começou

Hebe Camargo nasceu na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, no dia 8 de março de 1929. Cursou somente até o quarto ano primário e um de seus primeiros empregos foi de arrumadeira, na casa de um familiar com uma situação financeira privilegiada. Ainda criança, com 11 anos de idade, Hebe  participava de programas de calouros em emissoras de rádio para ajudar a sustentar a família. Mas foi em 1943 que resolveu investir de fato na carreira artística e formou com a irmã Stella a dupla musical Rosalinda e Florisbela.

A participação de Hebe na primeira transmissão da TV brasileira

Hebe Camargo deu andamento na sua carreira de cantora, mas dessa vez solo. Antes de ser a “musa dos selinhos”, ela investia nas apresentações de sambas e boleros em boates. Porém, a sua verdadeira vocação foi descoberta mais tarde, quando Hebe abandonou a música para se dedicar ao rádio e à TV.

Saiba mais sobre: Morre apresentadora Hebe Camargo

Sua história como apresentadora se mistura com o enredo que conta a “vida” da televisão no Brasil. Hebe estava no grupo que foi ao porto de Santos, em São Paulo, para buscar os equipamentos que mais tarde seriam utilizados para a primeira transmissão de TV do País, feita pela TV Tupi. Assis Chateaubriand convidou Hebe à participar da primeira transmissão ao vivo da televisão brasileira, que aconteceu no bairro do Sumaré, em São Paulo, em 1950.

Hebe na época da TV Tupi (Foto: DIvulgação)

A estreia de uma estrela

Hebe Camargo estreou na TV em 1955 e em um programa diferenciado, sendo o primeiro programa feminino da TV nacional. “O Mundo é das Mulheres”, da emissora de TV carioca, chegou a ser exibido cinco vezes na semana. Em 10 de abril de 1966 foi ao ar, pela primeira vez, o programa dominical de Hebe pela TV Record. A apresentadora ícone da TV passou por quase todas as emissoras de TV do Brasil, entre elas a Record e a Bandeirantes, nas décadas de 1970 e 1980.

 

Hebe assinou com o SBT no último dia 27 (Foto: Divulgação)

A relação de Hebe com o SBT

Hebe Camargo ficou muitos anos no SBT, sendo que entrou em 1986 para a emissora de Silvio Santos. Lá, apresentou três programas: “Hebe”; “Hebe Por Elas”; e “Fora do Ar”. Em dezembro de 2010, a apresentadora deixou o SBT, depois de 24 anos de emissora. Dias antes de anunciar sua saída ela teve a permissão do canal para gravar com o apresentador Fausto Silva o “Domingão do Faustão”, da Rede Globo, onde recebeu uma homenagem.

No dia 15 de março de 2011 Hebe Camargo estreou na Rede TV!, onde comandou às terças-feiras, uma atração nos mesmos moldes dos tempos em que reinava na emissora de Silvo Santos. No dia 27 de setembro o SBT anunciou o retorno de Hebe para o canal, mas infelizmente ela faleceu nesse sábado.

Top