Conheça a Harmonia das Cores para Decorar a Casa

As cores exercem influência em nossos sentimentos e bem-estar, por isso na hora de pintar a casa é importante pensar bem nas cores que…

As cores exercem influência em nossos sentimentos e bem-estar, por isso na hora de pintar a casa é importante pensar bem nas cores que ficarão impressas nas paredes, conseguir uma harmonia entre as cores e não ficar apenas no branco é um desafio, mas com as dicas abaixo você conseguirá!

O poder das cores

Conheça o poder que cada cor ter e se inspire para uma decoração equilibrada.

Amarelo – Traz luz ao ambiente e aos nossos olhos transmite a mensagem de ação. Os tons mais berrantes devem ser evitados. O amarelo pálido ou a cor bege são ótimas para os quartos, dando ao ambiente calma e luminosidade. Você pode combinar com acessórios dourados.

Azul – É ao mesmo tempo calmante e energizante. Para ambientes pequenos é uma opção, já que amplia o local.

Branco – Mais tradicional e usado pela maioria das pessoas não por acaso, a cor branca estimula os sentidos e transmite paz e clareia o cômodo. Porém, abusar do branco pode cansar, o ideal é deixar uma das paredes com cor diferente.

Laranja – cor quente que traz energia ao ambiente, mas não é bom pintar todo o cômodo com essa cor.

Marrom- escuro – Bom para ambientes mais tradicionais como a biblioteca.

Preto – É uma cor muito pesada, que não reflete outras cores, o ideal é que seja usada em acessórios e não nas paredes.

Verde – Garante profundidade ao ambiente e te efeito calmante e relaxante, é bem vindo para os quartos ou mesmo a sala de estar.

Vermelho – A cor serve como estimulante e pode ser usada na cozinha para abrir o apetite. É uma cor que deixa o ambiente moderno e interessante, porém usar o vermelho em excesso pode trazer fadiga e irritabilidade.

Leia Também:  Churrasqueiras de Tijolo a Vista ou Aparente

Dicas

Para ter harmonia de cores é importante que haja contraste entre a cor das paredes e a mobília. Leve em conta também a cor da cortina, se houver.

Para o teto, se a intenção for rebaixá-lo (por ser ele muito alto) o ideal é usar uma cor mais escura. Se o teto já for baixo e você quiser dar uma ideia de amplitude, pode deixar branco mesmo.

Se usar uma cor mais forte nas paredes, opte por móveis em cor clara. Caso os quartos sejam bem claros ou até brancos, escolha acessórios como almofadas, tapetes e luminárias, coloridos.

Há uma variedade de cores claras e escuras, escolha o seu estilo, qual sensação você quer dar no ambiente e decore do seu jeito!

 

Top