Conheça a dieta da sardinha

Conheça a dieta da sardinha, um programa de reeducação alimentar que ajuda a perder peso e conquistar a boa forma física. O grande segredo…

Por Editorial MDT em 15/09/2014

Conheça a dieta da sardinha, um programa de reeducação alimentar que ajuda a perder peso e conquistar a boa forma física. O grande segredo está no consumo de um peixe simples, barato e rico em ômega 3.

Conheça a dieta da sardinha. (Foto: Divulgação)

☰ CONTEÚDO

Sardinha emagrece mesmo?

É difícil imaginar como um alimento tão comum como a sardinha pode trazer tantos benefícios a nossa saúde, além de colaborar com a perda de peso. Ela é mundialmente vendida in natura ou em lata no mercado. Conheça um pouco mais desse peixe tão poderoso e que, aliado a uma alimentação balanceada, pode ajudar no emagrecimento.

A sardinha emagrece porque é rica em ômega 3. Esta substância, por sua vez, ajuda a conquistar a boa forma física  por diferentes razões:

• Diminui a sensação de fome: a sardinha é rica em proteína. A alta quantidade dessa substância contribui para uma digestão mais lenta, levando a uma sensação mais prolongada de saciedade;

• Aumenta a produção de energia e elimina gorduras: devido ao ômega 3, presente no alimento, auxilia na ativação de proteínas celulares, evitando que ocorra uma maior produção de gordura;

• Controla a ansiedade: após estudos apresentados pela universidade norte-americana de Ohio, foi comprovado que o ômega 3 tem efeito de combater o nervosismo e a ansiedade;

Esse peixe está, também, na culinária japonesa. Sushi de sardinha.

Aumenta a saciedade: um estudo da Unicamp mostrou que o ômega 3 impede a inflamação do hipotálamo, região responsável pelo efeito da saciedade, retardando a sensação de fome.

O ácido graxo ômega 3, presente em grande quantidade na sardinha, tem alto poder em nosso organismo . Ele auxilia na diminuição dos níveis de colesterol ‘ruim’ (LDL) e de triglicérides, além de favorecer o aumento do colesterol ‘bom’, o HDL.

A sardinha ajuda a perder peso e também oferece uma série de outros benefícios à saúde. Ela possui substâncias capazes de diminuir a ansiedade, condição que muitas vezes dificulta no processo de emagrecimento. Por isso, incluí-la na alimentação pode ser muito vantajoso. Outro benefício do ômega 3, presente nesse peixe, é que contribui no combate das alergias e processos inflamatórios.

Leia mais: Alimentos ricos em Ômega 3, tabela, benefícios

Como aproveitar os benefícios da sardinha?

O modo de consumo da sardinha irá depender de cada um, podendo ser consumida na forma enlatada ou fresca. Porém, os especialistas recomendam que as pessoas a consumam in natura. Vale lembrar que é importante evitar a ingestão da sardinha frita, pois ela perde as propriedades do ômega 3 e é altamente calórica.

Conheça a dieta da sardinha

Existem diversas receitas com o peixe. Uma delas é a torta de sardinha.

Depois de saber um pouco mais sobre as propriedades do peixe, conheça a dieta da sardinha:

Perder peso comendo sardinha é possível, basta adotar um cardápio balanceado. O consumo do peixe deve ocorrer durante o almoço e o jantar. Vale ser criativo! Você pode optar em consumir a sardinha no meio do macarrão, na salada, ou mesmo refogada com cebola.

Frutas, arroz integral, verdura, legumes e iogurte desnatado estão presentes no cardápio da dieta da sardinha. É fundamental realizar seis refeições por dia e evitar os alimentos calóricos.

Conheça a dieta da sardinha e aposte na reeducação alimentar. O programa deve ser realizado no período de dois meses. Seguindo a risca as orientações, você pode perder até 1,2 Kg por semana.

Top