Conheça a casa do futuro com chão que produz energia solar

Conheça a casa do futuro com chão que produz energia solar, um imóvel experimental que está sendo construído na cidade de Niterói, no estado…

Por Andre em 14/09/2015

Conheça a casa do futuro com chão que produz energia solar, um imóvel experimental que está sendo construído na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, mesclando técnicas antigas e muita tecnologia.

Conheça a casa do futuro com chão que produz energia solar (Foto Ilustrativa)

Resultado de financiamento coletivo pela internet (crowdsourcing), implantado pela Enel Brasil, filial de uma empresa de energia italiana, o projeto custa R$ 5 milhões e tem como objetivo colher informações a respeito de como as pessoas imaginam a vida doméstica no futuro.

Essa casa tecnológica faz parte do projeto N.O.V.A (Nós Vivemos o Amanhã) e foi a primeira a receber o “Living Building Challenge”, um dos certificados ambientais mais importantes da América do Sul.

Os carros do futuro

Conheça a casa do futuro com chão que produz energia solar

O imóvel custará R$ 5 milhões e será erguido em Niterói (Foto Ilustrativa)

Com as obras previstas para iniciarem em novembro e terminarem antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que começam em agosto do próximo ano, a casa do futuro no Rio de Janeiro terá chão capaz de armazenar energia cinética, transformando os passos dos moradores em luz.

Além de autossuficiente em energia elétrica, ela também terá autonomia em relação à água, contando com equipamentos para recolher e filtrar a água da chuva. Outro detalhe do imóvel é que os seus ambientes serão climatizados naturalmente, contando com antigas técnicas de arquitetura, sem a necessidade de ar condicionado.

A casa autossustentável terá a capacidade de reaproveitar água da chuva, armazenar energia solar e muito mais (Foto Ilustrativa)

Construída em um terreno de 1.000 m², a casa terá 375 m² de área, contando com pavimento de concreto modulado, que pode ser retirado e substituído facilmente. As vidraças inteligentes dispensarão limpeza e alterarão a aparência de acordo com a luminosidade externa, enquanto os dejetos e o lixo orgânico serão reciclados e transformados em gás metano.

Sapatos do futuro fotos e modelos

Ainda de acordo com os responsáveis pelo projeto, a casa autossustentável não precisará de energia durante o dia, já que aproveitará a luz solar. O consumo da energia será informado através de monitores conectados à internet, que mostrarão também o consumo de água e gás, além de detalhes sobre a saúde dos moradores.

Moradores serão escolhidos através de concurso via internet

Os hábitos dos moradores da casa do futuro serão acompanhados de perto por pesquisadores (Foto Ilustrativa)

Conheça as máquinas de refrigerante do futuro

A família que irá morar na casa do futuro será escolhida através de concurso via internet, cujos detalhes devem sair em breve. O imóvel terá ainda espaço para hóspedes, que deverão pagar para passar um tempo na residência.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top