Conheça a cartilha de boas práticas na internet

Se por um lado a internet nos oferece informações do mundo inteiro e diversos recursos que aumentam a nossa comodidade, por outro, ela também…

Ótimas dicas para quem não quer se envonver em crimes virtuais

Se por um lado a internet nos oferece informações do mundo inteiro e diversos recursos que aumentam a nossa comodidade, por outro, ela também abriga diversos conteúdos ilegais e pode ser o palco de muitos crimes. Pouca gente sabe, mas muitas atitudes comuns na internet na verdade são condenadas perante a lei.

Para ajudar os cidadãos comuns a entender os seus direitos e deveres na internet, a OAB de São Paulo elaborou em conjunto com a Universidade Mackenzie uma cartilha que descreve o papel adequado do internauta para que ele não se envolva em nenhum crime virtual: “Recomendações e boas práticas para o uso seguro da internet para toda a família”.

A cartilha aborda 11 tópicos diferentes como direitos autorais, cyberbullying, pedofilia e vários outros. Também estão presentes uma série de dicas para evitar que você haja de maneira discriminatória em redes sociais, a identificar conteúdos ilegais e como proceder para denunciar crimes que você encontrou na web.

Embora trate de assuntos bastante sérios, o documento é bastante ilustrado e conta com uma linguagem bastante acessível. Com uma aparência de história animada, a cartilha ilustra diversos exemplos de ações e de suas consequências.

Clique aqui para baixar a cartilha.

Top