Conheça 7 práticas sustentáveis que fazem a diferença

A sustentabilidade não é apenas um assunto que está em alta. É uma questão que deve ser levada a sério.  Além de, proteger e…

Por Editorial MDT em 16/10/2011

A sustentabilidade não é apenas um assunto que está em alta. É uma questão que deve ser levada a sério.  Além de, proteger e preservar os recursos naturais,  também, traz economia ao nosso bolso, quando passamos a  pensar e agir de maneira sustentável nas atividades do dia a dia. Não é uma tarefa fácil adquirir hábitos sustentáveis,quando se tem uma rotina acostumada a gastar e a consumir produtos, sem pensar no impacto natural que eles causam na natureza. Para começar a agir de maneira correta devemos adotar alguns hábitos sustentáveis e utiliza-los no nosso cotidiano.

Essas práticas sustentáveis não são coisas de outro mundo e podem ser feitas por qualquer pessoa. Uma das dicas é, evitar comprar coisas desnecessárias, inclusive aqueles objetos que apenas serão usados em uma ocasião especial. Uma boa alternativa, é utilizar os serviços de empresas que alugam objetos como bolsas, brinquedos, decorações, roupas etc. No caso das bolsas, quem se destaca é a BoBags, empresa que atua em diversas cidades e que faz aluguel de bolsas de grifes pela internet. Utilizando essa ideia,  você pode economizar seu dinheiro e conseguir os serviços que deseja no momento certo.

Existem práticas sustentáveis fazem a diferença em todo o mundo. Com os livros podemos ver o movimento boockcrossing, originado nos Estados Unidos e hoje, disponível, também, no Brasil. Com o bookcrossing,  as pessoas  trocam os livros em pontos específicos ou os deixam em lugares públicos para serem achados e lidos por outras pessoas. Na faculdade Anhembi-Morumbi, por exemplo, existe um ponto de troca.

As pessoas que viajam direto, mochileiros e aventureiros podem, também, usar dicas sustentáveis para conseguir economizar. Existem práticas como a troca de casa, onde pessoas do mundo trocam de casas por um determinado tempo, economizando nas viagens, sem abrir mão do conforto. Um site que ajuda a encontrar imóveis assim é o Troca Casa (trocacasa.com). É possível também, encontrar vagas de quartos, camas e lugares para dormir no site. O nome dessa prática é Couchsurfing e possibilita, pelo mundo, que você encontre um lugar para ficar.

 

Para as pessoas que gostam de fazer compras, uma grande opção é o Group Order. Em uma compra internacional, um grupo faz um pedido a uma empresa e divide o frete. Usado principalmente por fãs de bandas japonesas e colecionadores de carros, esse método de compra começou a crescer graças a economia que ele traz. Como uma compra internacional tem um frete alto e um custo de importação, dividindo-o em várias pessoas, fica muito mais fácil pagar.

Outra maneira de  economizar nas compras de maneira sustentável é usar sites de troca, e nem precisará gastar dinheiro. Com um site de troca você envia algum objeto e troca com  algo de outra pessoa,  sem ter que pagar nada. Aqui no Brasil os sites que fazem esse serviço são o XCambo e o Troca Jogo que é especializado na troca de games originais dos diversos consoles. Essas são 7 práticas sustentáveis que se seguirmos protegeremos o mundo e o nosso bolso.

Top