Congelar papinha: pode ou não pode?

Certamente a dúvida de muita gente é saber se a papinha pode ou não pode ser congelada. Pois bem. Assim como o leite a…

Certamente a dúvida de muita gente é saber se a papinha pode ou não pode ser congelada. Pois bem. Assim como o leite a papinha pode sim, ser congelada. Para quem trabalha o dia inteiro e não tem tempo para fazer o alimento do bebê na hora, o congelamento do leite ou da papinha pode ser de grande ajuda. Basta congelar o alimento de forma correta. A seguir confira algumas dicas de como fazer o processo corretamente:

Cuidados com o leite materno

O congelamento de papinhas congelamento pode ser feito em frascos plásticos ou de vidro. (Foto Divulgação)

O congelamento de alguns alimentos, como é o caso do leite pode acarretar a perda de alguns nutrientes. No entanto, o leite materno ainda assim possui o melhor equilíbrio de nutrientes para a criança.

Leia mais: Como introduzir papinha na alimentação do bebê

Para congelar, colete o leite e armazene num frasco, tomando cuidado com a higiene. Já para servir, aquela o leite em banho-maria e o que sobrar jogue fora. Cuidado: O leite não deve ficar em temperatura ambiente por mais de 50 minutos.

Aprenda a congelar papinhas

As papinhas igualmente podem ser congeladas. A única restrição para seu congelamento é se esta conter alimentos como: ovos, maionese, iogurte, vegetais e banana. Seu congelamento pode ser feito em frascos plásticos ou de vidro.

Veja também: Papinha salgada para bebê: como preparar

A recomendação é fazer três tipos de papinha e congelar. (Foto Divulgação)

Para servir a papinha é preciso retirá-la do congelador e passar para a geladeira. Como a temperatura ambiente favorece a proliferação de bactérias, evite deixar descongelando fora da geladeira.

Dica: quando algum alimento for descongelado, recomenda-se que o mesmo não seja congelado novamente. A propagação de bactérias começa no descongelamento e pode piorar caso o alimento seja outra vez congelado. Por isso a dica é fazer porções pequenas para não haver sobras.

Para servir a papinha é preciso retirá-la do congelador e passar para a geladeira. (Foto Divulgação)

A maioria das papinhas duram cerca de um mês no freezer, todavia, isso dependerá do tipo de alimento que a compõe. Papinha de frutas e legumes, por exemplo, pode ser guardada na geladeira por dois dias e no congelador por cinco meses.

Confira ainda: Papinhas caseiras para o bebê: receitas

Para dar variedade na alimentação do bebê recomendação é fazer três tipos de papinha e congelar. Dica: coloque etiquetas na vasilha para ajudar a identificar mais rapidamente o alimento.


Top