Confira quais alimentos evitar na praia para não arruinar seu Réveillon

Passar o Réveillon na praia é o que a maioria das pessoas costuma fazer. Muita diversão, gente bonita e coisas gostosas para comer. Mas de repente algo não cai bem no estômago, pronto! Réveillon estragado. Veja aqui quais alimentos você deve evitar para não passar mal no Réveillon.

Lista de alimentos que podem fazer mal

Como a praia é um lugar onde o sol bate direto e esquenta muito, quem é adepto a pegar sol e curtir o verão tem que tomar cuidado com os alimentos que consome. Passar o dia na praia é maravilhoso, mas tem que saber o que vai consumir. Muitas pessoas que vendem lanches na praia não protegem os alimentos do calor como deveriam, até mesmo de tanto abrir e fechar o recipiente o gelo acaba derretendo e os alimentos estragando ou sendo contaminados. Portanto é importante saber o tipo de alimentos que devem ser evitados na praia.

Escolha de onde comer

Em primeiro lugar, antes de comer qualquer alimento é importante verificar as condições de higiene do local, se o estabelecimento é bem cuidado. Verifique também se os atendentes usam luvas, toucas para a cabeça, se estão higienizando as mãos da maneira correta. A melhor forma de se proteger é optar por quiosques que tenham o aval da Vigilância Sanitária.

Definição do cardápio

Definir o cardápio que vai se alimentar é fundamental, no entanto, qualquer alimento pode causar problemas estomacais e gástricos. Sempre tem aqueles que devemos ter mais cuidado. O ideal é que os alimentos estejam armazenados na temperatura ideal, sem que fiquem expostos ao sol ou a poeira. Evite consumir restos de buffet.

Alimentos vendidos por ambulantes

O vendedor ambulante de alimentos na praia pode até ser muito simpático, porém, comprar alimentos vendidos por ambulantes pode causar problemas sérios. Alimentos como sanduíche natural, coxinhas, camarão frito, empadinhas, frutas, legumes, peixes crus, ostras, que não possuem selo de procedência devem ser evitados. Vale lembrar que todos os frutos do mar devem ser frescos para não fazer mal nem ter contaminações.

Alimentos, cozidos, fritos e crus

Os alimentos que são cozidos e fritos oferecem menos perigo de contaminação, porém é importante que tenham sido bem armazenados depois de prontos, longe do calor e da poeira, caso contrário, sua contaminação é imediata. A dica é consumir alimentos que sejam preparados na hora, ainda mais se você puder conferir o preparo do mesmo.

Salgados prontos

Os salgados que estão prontos e que ficam em estufas armazenados podem não ser seguros, pois mesmo tendo sido cozidos, caso não sejam armazenados da forma adequada termicamente podem estar contaminados. É importante averiguar os alimentos, mesmo os cozidos se estão bem armazenados, o tempo de preparo e se estão em boas condições antes de consumi-los.

Bebidas

As bebidas também são importantes, pois quem está na praia precisa se hidratar por conta do calor e do sol. Porém não são todas as bebidas que devem ser consumidas, muitas pessoas que acham que consumir apenas suco estão livres de contaminação, estão enganados, pois é comum as frutas estarem mal armazenadas e acabarem sendo contaminadas passando para as pessoas. A higienização da frutas e do próprio liquidificador deve ser rigorosa para evitar contaminações.  A faca também é outro fator importante, pois ela poderá contaminar os alimentos se não estiver bem limpa e higienizada. Outra dica importante é cuidar o gelo que vai nas bebidas se ele é de água limpa ou não.

Cuidados que valem a pena

Para não estragar o seu Réveillon fica as dicas acima, principalmente para você que vai curtir a praia e quer ter uma noite inesquecível. Não estrague seu Réveillon por causa de alimentos contaminados. Tome cuidado e se divirta.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply