Confira os benefícios da caminhada ao ar livre

Confira os benefícios da caminhada ao ar livre

Muitas pessoas deixam de se exercitar porque ficam cansadas da rotina de treinos dentro das academias. Já outras nem se arriscam a iniciar um…

Por Editorial MDT em 26/02/2012

Caminhar com os amigos é uma ótima opção

Muitas pessoas deixam de se exercitar porque ficam cansadas da rotina de treinos dentro das academias. Já outras nem se arriscam a iniciar um programa de exercícios físicos porque não suportam a ideia de se exercitarem dentro de um ambiente fechado.

Levar sua sessão de exercícios cardiorespiratórios para um ambiente ao ar livre pode ser a solução para você renovar sua motivação e desafiar a si mesmo a atingir um melhor condicionamento físico. Há infinitas possibilidades de treinamentos cardiovasculares, se você quiser mudar um pouco a sua rotina. Uma vez que você leva o seu treinamento para um ambiente arejado e natural, isso significa que cada sessão será uma nova aventura, uma chance de observar a natureza e uma oportunidade de rejuvenescer o espírito.

Treinamento ao ar livre

O treinamento ao ar livre o leva a ter um contato maior com a natureza e é perfeito para desafiar seu corpo e sua mente a descobrirem uma sensação diferente de bem-estar. Exercitar-se dessa forma proporcionará uma pausa nos barulhos de música alta, luzes artificiais e dos flashes da televisão que normalmente vemos nas academias.

Caminhada e corrida

Você pode se exercitar caminhando nas ciclovias, calçadas e calçadões das praias e das lagoas. Em algumas praias, nos finais de semana, as pistas onde em dias de semana passam carros, motos e ônibus transformam-se em um caminho livre para os pedestres. Essa é uma excelente opção para você caminhar sozinho, levar o cachorro para passear ou levar as crianças. O importante é mudar a rotina da esteira na academia para a caminhada ao ar livre.

Outra maneira  de aproveitar um clima agradável é correr ao ar livre. Nem todo mundo consegue correr longas distâncias, mas tente incorporar um ritmo mais acelerado nas suas caminhadas. Correr regularmente ajuda a perder peso, a combater os sintomas do envelhecimento e, de fato, queima mais calorias por minuto que outros tipos de exercício.

Faça da caminhada ao ar livre um momento agradável para você e seu parceiro

Benefícios para a saúde

Apesar de ser um exercício relativamente simples, caminhar traz inúmeras vantagens para a nossa saúde. Desde a prevenção do acidente vascular cerebral até o controle da obesidade e do diabetes, passando pela prevenção do câncer de intestino, caminhar agrupa um conjunto bastante vasto de benefícios para a nossa saúde. Além disso, também ajuda a reduzir o mau colesterol (LDL), combater a hipertensão e a libertar endorfinas, hormônios responsáveis por nos dar uma sensação de bem-estar.

Caminhar é um exercício físico do tipo aeróbio, ou seja, é uma atividade que aumenta a frequência cardíaca. Dessa forma, ajuda a melhorar a resistência do sistema respiratório o que significa que o seu coração estará fortalecido, transportando mais sangue com oxigênio e nutrientes essenciais para todas as partes do corpo. Além disso, também diminui a pressão arterial, um fator bastante importante para a saúde do seu organismo. Não se esqueça de que essa forma de exercício mantém os nossos ossos saudáveis evitando o aparecimento da osteoporose.

Além dos benefícios óbvios que caminhar traz, em termos físicos, é também importante saber que este exercício é bastante vantajoso para a nossa mente e para a saúde do nosso espírito. O exercício realizado ao ar livre transmite muita energia e vitalidade, ajudando a melhorar o nosso bem-estar emocional. Respirar o ar puro da natureza ajuda o nosso organismo a reagrupar energias e a reajustar o nosso sistema nervoso, contribuindo para a prevenção dos níveis de ansiedade e de depressão.

Caminhar faz bem ao nosso sistema emocional

Assim, se você está preocupado com a sua condição física, coloque um tênis confortável, alongue-se e aproveite o ar puro que a natureza tem para lhe oferecer.

Top